Avatar do usuário
Por Ana22082005
Quantidade de postagens
#119815
A Constituição Federal de 1988 assegura a todos os idosos o acesso a uma vida de dignidade e segurança como direito de todos. No entanto, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o comprimento dessa garantia, principalmente no que diz a respeito á "Violência contra os idosos em questão no Brasil", impedindo, a universalização desse direito social tão importante. Logo, faze-se imperiosa análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a violência contra os idosos. Nesse sentido, persiste os abusos físicos, psicológicos e sexuais, onde muitas vezes os idosos não denunciam por não saberem identificar o tipo de violência que estão sofrendo. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Dessa forma o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança, o que infelizmente é evidente no país. Desse modo, fase-se mister a reformulação dessa postura estatal de urgentemente.
Ademais é válido ressaltar a dificuldade que os idosos enfrentam para denunciar casos de violência como promotor do problema. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 46% das pessoas de 65 anos ou mais, sofrem dificuldades para denunciar agressões. Partindo desse pressuposto, percebe-se que isso sucede em virtude da grande independência que o idoso tem com seu cuidador dificultando assim, tomar uma atitude. Destarte, é imprescindível a atuação governamental e social para tais empecilhos sejam superados.
Por fim diante dos desafios supramencionados, é necessária a ação conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-los. Nesse âmbito, cabe ao poder público, na figura do ministério dos direitos humanos e cidadania em parceria com a mídia por intermédio de canais que facilitem denúncias, sejam desenvolvidas propagandas que divulguem com mais frequências os espaços de denúncia e os diferentes tipos de violência, para conscientizar o idoso do seu direito e facilitar o conhecimento de como fazer as denúncias de abuso. Assim, poder-se-á diminuir, em médio a longo prazo, o impacto nocivo da violência contra os idosos no Brasil. Desta maneira, certamente a afirmação de Thomas Hobbes será vivenciada por todos os cidadãos brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
55 Exibições
por aninhabanana
Violência contra os idosos no Brasil
por Layoliveira    - In: Outros temas
0 Respostas 
152 Exibições
por Layoliveira
2 Respostas 
195 Exibições
por OlrenBeat
2 Respostas 
136 Exibições
por lais458
0 Respostas 
65 Exibições
por blaudt
0 Respostas 
76 Exibições
por imilly
0 Respostas 
53 Exibições
por NickBu
0 Respostas 
32 Exibições
por caminamed
0 Respostas 
95 Exibições
por mallu0102
0 Respostas 
28 Exibições
por YanaraOli

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Insegurança alimentar no Brasil

Conforme o artigo 25 da Declaração U[…]

De acordo com o documentário "O di[…]

Filantropia

Filantropia é o termo usado para designar a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM