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Por everybloom
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#57269
O filme “O cadeirante” fala sobre a violência contra um idoso que depende fisicamente de cuidados. Esse filme é basicamente um reflexo da nossa sociedade em que idosos necessitam de cuidados, porém nem todos têm certa capacidade para exercer a posição de cuidador, seja ele profissional ou familiar. Logo, é válido lembrar que a palavra violência não se resume somente em violência física e sim aos outros tipos de violência que também são muito comuns em nosso cotidiano.
Antes de tudo, é indubitável que os idosos necessitam de cuidados especiais, por isso as pessoas que forem exercer o papel de cuidador precisam ter certa capacidade mental para saber lidar com todas as situações de forma calma e precisa. Como exemplo disso temos o caso de um idoso que foi torturado por sua cuidadora, e o motivo foi porque ele tinha problemas para ingerir o alimento. Entretanto há vários casos em que os familiares que são responsáveis pelos idosos e acabam os agredindo.
Sobretudo, além da violência física também temos a negligencia, a psicológica, a moral e a sexual, que também deixam muitas vítimas idosas em nosso pais. Segundo o governo Brasileiro A violação contra pessoas idosas que concentra o maior volume é a negligência, com 38 mil registros, quase 80% do total, seguida de violência psicológica (24%), abuso financeiro (20%), violência física (12%). De acordo com Immanuel Kant “o ser humano é aquilo que a educação faz dele’’, ou seja, o ser humano é o espelho da educação que ele recebeu, logo suas atitudes irão dizer como, e quem ele é.
Dado o exposto podemos perceber que a violência contra os idosos é muito comum no Brasil, e para resolver isso medidas serias deverão ser tomadas. É necessário que o governo do estado crie campanhas por meio de rádios ou televisões, a fim de conscientizar a população em relação a esse assunto, assim diminuindo os casos de violência contra idosos em nosso país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Por clelio
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#57284
opa, td bem? vou colocar alguns aspectos que eu acho necessário mudar na sua redação

Fale sempre em 3 pessoa, evite palavras que englobam vc, como "nossa", "nosso"

Use sinônimos, tem muitas palavras repetidas ao longo do texto

Você usou 2 argumentos na parte voltada ao desenvolvimento, porém, não citou eles de forma clara no final da introdução

No parágrafo de argumentação é preciso aprofundar a argumentação e demonstrar repertório sociocultural como:
-frases de filósofos
-filmes, documentários, eps de séries
-artigos da constituição
- livros

Cite a fonte que vc usou para tirar os dados estatísticos

Conecte seu argumento com o repertório usado

tome cuidado com as vírgulas

Na proposta de intervenção coloque o agente (ex: Ministério da Educação), ação, meio, detalhamento da ação e efeito.
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