A priori , é fulcral debater , de modo mais detalhado, a insuficiência governamental. Sob essa lógica ,o sociólogo Bauman, em sua teoria “Instituições Zumbis” ,os dias atuais são marcados pela fragilização das instituições sociais , as quais perderam os atributos que lhes foram inicialmente propostos. Nesse viés ,a veracidade do dito Bauman,reflete-se nas baixas ações do Estado para garantir segurança ,saúde e igualdade aos idosos ,dificultando então a vida dessa população . Com isso , é inadmissível a inoperância das esferas do poder, ao invés de buscar formas de resolver o revés ,dando atenção para o bem-estar da sociedade e qualidade de vida ,acabam permitido a violência .
Outrossim,segundo a filósofa Djamila Ribeiro “para pensar em soluções para a realidade devemos tirá-la da invisibilidade”,percebe-se uma omissão acerca do revés ,um dos maiores dilemas está no casos de abandono de idosos ,por motivos de negligência ou falta de condições. Paralelamente,fica claro a carência de preparo dos indivíduos diante do processo de envelhecimento.Existe então ,a necessidade de debater sobre o papel do idoso na cultura brasileira.
Drepreende-se, portanto, medidas que venham conter a violência contra o idoso. Dessa maneira, cabe à mídia, as quais têm grande audiência de pessoas, junto ao Ministério da Educação, por meio de verbas da União ,deve promover campanhas informacionais para promover a conscientização aos indivíduos,com o objetivo de mostrar a realidade ocasionada pela problemática e, mais detalhadamente, apresentar uma visão crítica a cerca da temática.Além disso ,o governo- que tem como finalidade regrar e organizar a sociedade-deve investir em mais fiscalizações para saúde ,lazer ,trabalho e proteção.Feitos esses pontos, se consolidará uma sociedade mais digna e humana.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.