Avatar do usuário
Por mari799
Quantidade de postagens
#124634
Na obra "A República", o filósofo grego Platão idealiza uma cidade livre de desordens e problemas, em que o povo trabalha em conjunto para superar todos os obstáculos. Fora da obra, percebe-se o oposto das ideais de Platão, haja em vista que, no Brasil hodierno, a violência contra a idoso é uma problemática. Dessa forma , cabe analisarmos a inoperância estatal e o silenciamento social.

A priori , é fulcral debater , de modo mais detalhado, a insuficiência governamental. Sob essa lógica ,o sociólogo Bauman, em sua teoria “Instituições Zumbis” ,os dias atuais são marcados pela fragilização das instituições sociais , as quais perderam os atributos que lhes foram inicialmente propostos. Nesse viés ,a veracidade do dito Bauman,reflete-se nas baixas ações do Estado para garantir segurança ,saúde e igualdade aos idosos ,dificultando então a vida dessa população . Com isso , é inadmissível a inoperância das esferas do poder, ao invés de buscar formas de resolver o revés ,dando atenção para o bem-estar da sociedade e qualidade de vida ,acabam permitido a violência .

Outrossim,segundo a filósofa Djamila Ribeiro “para pensar em soluções para a realidade devemos tirá-la da invisibilidade”,percebe-se uma omissão acerca do revés ,um dos maiores dilemas está no casos de abandono de idosos ,por motivos de negligência ou falta de condições. Paralelamente,fica claro a carência de preparo dos indivíduos diante do processo de envelhecimento.Existe então ,a necessidade de debater sobre o papel do idoso na cultura brasileira.

Drepreende-se, portanto, medidas que venham conter a violência contra o idoso. Dessa maneira, cabe à mídia, as quais têm grande audiência de pessoas, junto ao Ministério da Educação, por meio de verbas da União ,deve promover campanhas informacionais para promover a conscientização aos indivíduos,com o objetivo de mostrar a realidade ocasionada pela problemática e, mais detalhadamente, apresentar uma visão crítica a cerca da temática.Além disso ,o governo- que tem como finalidade regrar e organizar a sociedade-deve investir em mais fiscalizações para saúde ,lazer ,trabalho e proteção.Feitos esses pontos, se consolidará uma sociedade mais digna e humana.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#124652
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No geral, você apresentou uma boa estrutura dissertativo-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, é importante prestar atenção em alguns aspectos para melhorar o seu texto.

Na introdução, você trouxe um contexto histórico sobre Platão e sua obra "A República", mas não ficou claro como isso se relaciona diretamente com o tema da violência contra idosos no Brasil atual. É importante estabelecer essa conexão logo no início para deixar claro qual será o foco da sua argumentação.

Além disso, na tese (ideia central) do seu texto, seria interessante apresentar claramente a problemática que será discutida ao longo do desenvolvimento. Por exemplo: "A violência contra idosos no Brasil evidencia a inoperância estatal e o silenciamento social".

No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você menciona a teoria de Bauman sobre as instituições zumbis e faz uma relação genérica entre essa fragilização das instituições sociais e a falta de segurança e igualdade para os idosos. Seria mais efetivo se você trouxesse exemplos concretos dessa fragilização governamental em relação à proteção dos direitos dos idosos.

No segundo parágrafo de desenvolvimento, há uma citação da filósofa Djamila Ribeiro que poderia ser melhor contextualizada. Explique como esse pensamento dela se aplica à situação dos idosos no Brasil hoje em dia.

Quanto aos argumentos utilizados ao longo do texto, eles são válidos para sustentar sua posição sobre a violência contra idosos, mas seria interessante trazer dados estatísticos ou exemplos concretos para embasar suas afirmações. Isso tornaria sua argumentação mais consistente.

Na conclusão, você apresenta propostas de intervenção, o que é positivo. No entanto, elas estão um pouco vagas e poderiam ser mais detalhadas. Por exemplo: em vez de apenas mencionar campanhas informacionais e investimentos do governo, especifique quais seriam as ações específicas dessas campanhas e como o governo poderia fiscalizar melhor os direitos dos idosos.

No geral, seu texto tem potencial! Procure fazer uma conexão mais clara entre a introdução e o tema proposto, utilize exemplos concretos para embasar seus argumentos e desenvolva propostas de intervenção mais detalhadas.

Lembre-se também de revisar sua redação quanto à organização das ideias (articulação dos parágrafos) e ao uso adequado da norma culta da língua portuguesa.

Espero ter ajudado! Se tiver alguma dúvida adicional ou precisar de mais orientações sobre algum ponto específico do seu texto, é só me perguntar.
2
Avatar do usuário
Por Eli79
Quantidade de postagens
#124682
Olá! Boa tarde.

Visão Geral: Mari, você não expôs diretamente o tema no parágrafo de desenvolvimento D1. Você cita que o estado
Precisa "garantir segurança, saúde aos idosos ". Porém, o seu foco ao desenvolver o argumento foi amplo demais. No caso, você precisaria enfatizar a ausência de segurança que o estado, por sua vez, não fornece aos idosos, vinculado ao argumento de autoridade, a teoria do "Bauman". Você repetiu o padrão do D1 no D2.No seu parágrafo conclusivo, apresentou os seguintes elementos: agente, detalhamento, ação, finalidade. Faltou apresentar os elementos modo meio e o efeito.

Obs: Atente-se ao tema sempre, você quase fugiu do tema central. Se possível foque em estudar, as regras gerais sobre vírgulas. E amplie seus argumentos, busque colocar consequências, causas, exemplos concretos vinculados ao argumentos apresentados. @mari799,
0

A Constituição Federal de 1988 assegura a todos os[…]

O artigo 4 da Declaração Universal dos Direitos Hu[…]

alguém poderia por favor corrigi-la? @Lauany25 @M[…]

O programa televisivo "Catalendas" con[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!