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Por Kankan
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Em um dos episódios da novela "Chiquititas" é abordada a vida de uma mulher idosa que sofre violência física e verbal por parte de sua cuidadora. Similarmente, é lícito relacionar a obra com a realidade de pessoas idosas no Brasil, que sofrem com a violência gerada pelo ageísmo no país. Desse modo, torna-se imperativo analisar as causas de tal estigma na sociedade brasileira.
Primordialmente é importante destacar a inferiorização sofrida pelo grupo. Segundo o conceito "banalidade do mal" criado pela filósofa alemã Hannah Arendt, a não consciência acerca de um mal gera normalização de tal, assim como no conceito, a inferiorização e violência sofrida pelas pessoas com mais idade se tornou algo comum de ser visto na sociedade, sendo banalizado e não recebendo a devida atenção e seriedade.
Outrossim, que corrobora para a fortificação da problemática é o silêncio da mídia diante dos casos, causando maior inviabilização, conforme a teoria "silenciamento dos discursos" de Karl Marx, certos temas são omitidos na sociedade a fim de ocultar os males sociais, semelhantemente, a grande maioria dos casos de violência contra idosos não é divulgada.
Portanto, para que haja a diminuição do problema, é necessário que os interlocutores da informação, como mídias sociais de televisivas, façam campanhas informacionais sobre o tema, assim gerando atenção a problemática, para que não seja mais ignorada perante a sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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