Avatar do usuário
Por Samara102006
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#110587
O filme " UP, Altas Aventuras " conta a história de um idoso que , aprisionado pelas tragédias do seu passado, vivia sozinho em sua residência, todavia isso mudou quando um jovem repleto de alegrias e sonhos o levou as alturas. Sob esse viés, vêmos a importância de haverem cuidadores ideais para os que atingiram certa idade e que estão em uma situação sensível. Entretanto, a maioria dos idosos não vivem essa realidade, sendo eles vítimas da inoperância estatal e da indiligência dos seus familiares.

Partindo desse pressuposto, é notória a invisibilidade vivenciada pelos idosos no Brasil, no que tange a falta dos direitos que lhes são assegurados, a exemplo da segurança física e psicológica. Isso ocorre porque, mesmo a Lei Magna Brasileira, existente dês de 1988, contemplando a todos os integrantes do país, eles continuam sofrendo em determinadas instituições, tal como certos " lares para idosos " que são antiéticos para com os seus moradores. Além disso, por não estarem mais em um trabalho, pilar intrinsico do sistems capitalista, são vistos e tratados de forma diferente dentro da sociedade.

Ademais, a família é fundamental para os cuidados desse grupo, afinal são eles os responsáveis, contudo são relatados paulatinamente casos em que , os mais próximos , são os que inviolam a segurança dessas pessoas. Sob essa ótica, o compositor Renato Russo por meio da canção " Pais e Filhos " relatou as diferentes configurações familiares, sendo uma delas a dos filhos sob a tutela dos seus pais, mais adiante é cantado o trecho " É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã ", mas diferente da música do Renato e do filme " UP " o amor e o respeito , em muitos casos , são lugar aos maus tratos e ao abuso para com os indefesos.

Portanto, para mitigar a violência contra os idosos de todo território nacional, é imprescindível que providências sejam realizadas. É necessário que o Governo Federal por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania crie campanhas publicitárias , de alta projeção , visando informar a população do canal 100, atendimento feito para denúncias. Assim como também, fazerem debates nas mídias e nas escolas sobre o tema, afim de que o assunto não torne-se um tabu no corpo social e para que por meio disso possamos combater os danos sofridos pela terceira idade no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#110600
Olá, @Samara102006! Irei corrigir sua redação aqui, porém, sinta-se livre para criticar ou discordar de algo, pois não sou profissional. :mrgreen:



Tipo de correção: Estrutural


INTRODUÇÃO:

O filme " UP, Altas Aventuras "¹ conta a história de um idoso que , aprisionado pelas tragédias do seu passado, vivia sozinho em sua residência, todavia² isso mudou quando um jovem repleto de alegrias e sonhos o levou as alturas. Sob esse viés, vêmos a importância de haverem cuidadores ideais para os que atingiram certa idade³ e que estão em uma situação sensível. Entretanto, a maioria dos idosos não vivem essa realidade, sendo eles vítimas da inoperância estatal e da indiligência dos seus familiares.⁴

¹ - Adicione uma vírgula

² - Adicione uma vírgula

³ - Que idade? Não deixe ideia para o corretor adivinhar! Sempre exemplifique o que for falar, ok?

⁴ - Parágrafo introdutório bom! Está um pouco simplório, mas isso não afeta a nota, contanto que esteja pertinente :mrgreen:


Desenvolvimento 1:

Partindo desse pressuposto, é notória a invisibilidade vivenciada pelos idosos no Brasil, no que tange a falta dos direitos que lhes são assegurados, a exemplo da segurança física e psicológica. Isso ocorre porque, mesmo a Lei Magna Brasileira⁰, existente dês de¹ 1988, contemplando a todos os integrantes do país, eles continuam sofrendo em determinadas instituições, tal como certos " lares para idosos "² que são antiéticos para com os seus moradores. Além disso, por não estarem mais em um trabalho, pilar intrinsico do sistems³ capitalista, são vistos e tratados de forma diferente dentro da sociedade.⁴

⁰ - É preferível se referir a Constituição Federal como Constituição Federal.

¹ - Erro de digitação? "Desde", não "Dês de".

² -Determinadas Instituições? Que Instituições? Não deixe ideias para o corretor ler sua menteeee! Explique quais são, também, essas condutas antiéticas! Não. Deixe. Para. O. Corretor. Adivinhar. :evil: !!

³ - Erro de digitação. Outros carrascos aqui iriam te penalizar!

⁴ - Ok, mas, e as consequências disso? Você disse o problema, disse sua causa — por mais que não desdobrasse adequadamente –, mas, e aí? É isso isso mesmo? Não vai querer falar das consequências mesmo? :mrgreen:

É importante que tenha coerência entre argumentação, por isso: Problema, Causa e Consequência. Famosa lógica argumentativa! Lembre-se disso. No mais, seu parágrafo se encontra parcialmente expositivo, sem muitas ideias pertinentes (no sentido de bem elaboradas), apenas fatos que são expostos de forma inadequada — erros citados acima —, e não há uma defesa de ponto de vista claro.



Desenvolvimento 2:

Ademais, a família é fundamental para os cuidados desse grupo, afinal¹ são eles os responsáveis, contudo² são relatados paulatinamente casos em que , os mais próximos , são os que inviolam a segurança dessas pessoas³. Sob essa ótica, o compositor Renato Russo⁴ por meio da canção " Pais e Filhos "⁵ relatou as diferentes configurações familiares, sendo uma delas a dos filhos sob a tutela dos seus pais,⁶ mais adiante⁰ é cantado o trecho " É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã ", mas⁷ diferente da música do Renato e do filme " UP "⁸ o amor e o respeito , em muitos casos , são lugar aos⁸ maus tratos e ao abuso para com os indefesos.⁹

¹ - Adicione uma vírgula

² - Adicione outra vírgula

³ - Então.... De que forma? Já sabe, né? Sem bolas de cristais pro corretor 🔮❌!

⁴ - Adicione mais uma vírgula

⁵ - Adicionar vírgula

⁶ - Finalize o período aqui. Frases extensas são noticiadores de incoerências.

⁰ - Vírgula

⁷ - Vírgula

⁸ - Reformule. "Dão lugar aos maus tratos..."

⁹ - Bom, vamos falar de erros gramaticais. Percebo que você tem dificuldades de pontuar, o que, com leitura, é normal melhorar. Entretanto, 6 erros, apenas de vírgulas, é algo a se ver com atenção. Atente-se a isso! Falando de argumentação. Não há argumentação. Sim, quem está argumentando são seus repertórios, não você mesma. Perceba que você constrói seu parágrafo inteiramente sobre o ponto de vista do Renato Russo e sua música, mas não diz nada de sua autoria que comprove pensamento crítico do escritor. Esse parágrafo, em termos argumentativos (C3), está inexistente. :|



Proposta de Intervenção:

Portanto, para mitigar a violência contra os idosos de todo território nacional, é imprescindível que providências sejam realizadas. É necessário que o Governo Federal¹ por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania² crie campanhas publicitárias , de alta projeção , visando informar a população do canal 100, atendimento feito para denúncias. Assim como³ também, fazerem debates nas mídias e nas escolas sobre o tema, afim⁴ de que o assunto não torne-se um tabu no corpo social e para que⁵ por meio disso⁶ possamos7 combater os danos sofridos pela terceira idade no país.⁸

¹ - Adicione uma vírgula

² - Adicione uma vírgula

³ - Adicione uma vírgula

⁴ - "afim" junto é sobre relação. O certo, aqui, é "a fim" separado.

⁵ - Adicione uma vírgula

⁶ - Adicione uma vírgula

⁷ - "possamos" é preferível evitar, pois expressar terceira pessoa do singular (nós). Use "se possa".

⁸ - Proposta completinha, parabéns!


Considerações Finais


Seu texto é uma beleza de corrigir. Estruturado, fácil de entender e localizar erros, obrigado! E, sobre a redação, infelizmente percebo que você ainda não domina a arte de "virgular" o texto, mas, com escrita e leitura recorrentes, isso melhora! Ademais, sua argumentação carece de críticas pertinentes, entretanto, isso demora mais tempo, é necessário muito estudo de texto, bem como leitura de textos bons! Espero que tenha te ajudado e até mais! :mrgreen:

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
3
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
99 Exibições
por melogabxx
0 Respostas 
89 Exibições
por HEMBA
0 Respostas 
88 Exibições
por HEMBA
0 Respostas 
92 Exibições
por leonupy
1 Respostas 
85 Exibições
por Rosario2
0 Respostas 
24 Exibições
por Mari022
1 Respostas 
167 Exibições
por lovelylemon
0 Respostas 
77 Exibições
por ronaldjr
violência contra o idoso
por mari799    - In: Outros temas
0 Respostas 
66 Exibições
por mari799
violência contra o idoso
por mari799    - In: Outros temas
1 Respostas 
80 Exibições
por OlrenBeat

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Insegurança alimentar no Brasil

Conforme o artigo 25 da Declaração U[…]

De acordo com o documentário "O di[…]

Filantropia

Filantropia é o termo usado para designar a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM