• Avatar do usuário
Por Thiago14
Quantidade de postagens
#68054
A Constituição Federal de 1988, prevê a todo cidadão o direito à saúde, habitação e segurança, entretanto, a falta de mobilização do Estado permitir o agravamento de números de casos de idosos agredidos sobretudo por seus familiares o que representa uma afronta direta a condição humana. Nesse sentido convém analisar as principais causas consequências e possível medida relacionada à esse fenômeno.
Sob esse viés, pode-se apontar como um empecilho à consolidação de uma solução, a má influência mediática. Conforme Pierre Bourdieu, que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na consolidação do problema.
Outro ponto relevante, nessa temática é a falta de democracia contra os casos. Sob essa lógica, o imperativo categórico, de Kant, peconiza que o indivíduo deve agir apenas segundo a máxima que gostaria de ver transformada em lei universal. No entanto, no que tange à questão da violência contra o idoso há uma lacuna no dever moral quanto ao exercício da denúncia.
Por tudo isso, faz-se necessário uma intervenção pontual no problema. Assim, especialistas no assunto, com apoio de ONGs também especializados, devem desenvolver ações que revertam a má influência mediática sobre a violência contra idosos. Tais ações devem ocorrer nas redes sociais, por meio de produção de vídeos que alertam sobre as reais condições da questão, comparando o tratamento que a mídia dá com relatos de pessoas que querem de fato vivência tal problema. É possível também criar "hashtag" para identificar a campanha e ganhar mais visibilidade, a fim de conscientizar a população sobre as consequências do tratamento que determinados canais de comunicação dão ao assunto. Talvez, assim, seja possível construír um país de que Pierre Bourdieu pudesse se orgulhar
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por EmillyySilva
Quantidade de postagens
#70248
Olá Thiago! 😼👍🏼Tudo na paz? Aqui vai uma análise quentinha. Recomendo você, na próxima, marcar alguém aqui da plataforma na sua redação, para te ajudar.
╭──────────────╯

🦆 ⌕ 𖨂 Correção de EmiillySilva》▷
RedaçãoThiago14

Tema: " VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS."

👥⌕ 𖨂 ᵉˢˢᵃ ᶜᵒʳʳᵉᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵗᵉᵐ ᶜᵒᵐᵒ ᶠᶦⁿᵃˡᶦᵈᵃᵈᵉ ᵍᵘᶦᵃʳ ᵉ ᵃˡᵉʳᵗᵃʳ ᵒ ᵉˢᶜʳᶦᵗᵒʳ ᵈᵉ ˢᵉᵘˢ ᵈᵉˢˡᶦᶻᵉˢ ᵒᵘ ᵖᵒˢˢᶦ́ᵛᵉᶦˢ ᵉʳʳᵒˢ ᵈᵉ ᵃᶜᵒʳᵈᵒ ᶜᵒᵐ ᵒ ᵐᵒᵈᵉˡᵒ ᵈᵉ ʳᵉᵈᵃᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵉⁿᵉᵐ. ᵃᵖᵃʳᵗᶦʳ ᵈᶦˢˢᵒ ᵉ́ ᶦᵐᵖᵒʳᵗᵃⁿᵗᵉ ᵈᵉˢᵗᵃᶜᵃʳ ᵠᵘᵉ ⁿᵃ̃ᵒ ˢᵒᵘ ᵘᵐ ᵖʳᵒᶠᶦˢˢᶦᵒⁿᵃˡ ⁿᵃ ᵃ́ʳᵉᵃ, ᵉⁿᵗᵃ̃ᵒ ᵠᵘᵃˡᵠᵘᵉʳ ᵉᵠᵘᶦ́ᵛᵒᶜᵒ ᵈᵃ ᵐᶦⁿʰᵃ ᵖᵃʳᵗᵉ ᵇᵃˢᵗᵃ ᵐᵉ ᶦⁿᶠᵒʳᵐᵃʳ, ᵖᵒᶦˢ, ᶠᵃᶜ̧ᵒ ᵃᵖᵉⁿᵃˢ ᶜᵒᵐ ᶦⁿᵗᵘᶦᵗᵒ ᵈᵉ ᵃʲᵘᵈᵃʳ ᵒˢ ᵒᵘᵗʳᵒˢ
─────────────────
Competências
﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌

Incrível
Bom. ( poderia melhorar)
Erro.( como: ortografia, fuga do tema, falta de coesão, ser incoerente, usar linguagem informal, frases ambíguas [...])
➬ Repetição vocabular.
Conectivos.
Repertório.
Elementos da introdução.
→ ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹
→ ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰²
➬ ⟨ ⟩ Atenção
destaque de um comentário.

[⚠️》 Perdão se alguma cor sair errada.]
- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - -

【 INTRODUÇÃO 】
╰──────────────────╮

A Constituição Federal de 1988, prevê a todo cidadão o direito à saúde, habitação e segurança, ⟨Atenção》 sugiro utilizar um ponto final aqui e iniciar um novo período, ja que você dá início a outro assunto relevante ao anterior. Ficaria: "[...] segurança. Entretanto, a falta [...]" ⟩ entretanto, a falta de mobilização do Estado permitir o agravamento de números de casos de idosos ⟨Atenção》 Se possível melhore essa frase. Faça assim: "[...] inúmeros casos de idosos [...]" ⟩ agredidos sobretudo por seus familiares ⟨Erro》 Aqui é preciso isolar essa frase, entre vírgulas, para não perder o sentido completo da outra. Ficaria assim: "[...] agredidos, sobretudo por seus familiares, o que representa [...]" ⟩ o que representa uma afronta direta a condição humana. ⟨ conectivo⟩ Nesse sentido ⟨ Erro》 faltou vírgula aqui. Ficaria assim: " Nesse sentido, convém [...]"⟩ convém analisar as principais causas ⟨Erro》 faltou vírgula, ja que está estabelecendo várias ocorrências que serão discutidas futuramente. Então, cuidado! Pois, isso é considerado uma tese, se abordar algo na introdução, é recomendado que você retome nos desenvolvimentos. ⟩ consequências → ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹ e possível medida relacionada à esse fenômeno.→ ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰²

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ sua introdução está boa! Agora algumas dicas:
▪️Se seguir as "expectativas do desenvolvimento", será melhor ainda
.
▪️ cuidado com os erros citados acima.
▪️vou deixar um exemplo de introdução para te guiar quando precisar, ok? 😼👍🏼Let's go Thiago!

╰──────────────────╮
▪️Quando for fazer uma introdução, tente completar essa lista:

 ✔. contextualizarInterpretar ou analisar, tendo em conta o contexto em que está inserido.
Apresente alguma área do conhecimento/ repertório. Exemplo: filmes, dados, séries, [...]

TeseO momento que irá defender sua contextualização, por que ela se encaixa com o tema?
vai estabelecer uma relação do repertório com seu tema.

 ✔Encaminhamento》 conclusão final da introdução. Aqui você revela um pequeno resumo do que será discutido no seu D1( Primeiro desenvolvimento) e D2( Segundo desenvolvimento)
Considero esse truque como: "expectativas do desenvolvimento".


📝exemplo de uma introdução nota mil do Enem 2018. Tema: “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. 
👩🏻Autora: Lívia Taumaturgo.

“Segundo as ideias do sociólogo Habermas, os meios de comunicação são fundamentais para a razão comunicativa.[Repertório] Visto isso, [ Conectivos o Enem adora esses "carinhas", eles marcam uma ligação entre os assuntos que irá discorrer]é possível mencionar que a internet é essencial para o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, o meio virtual tem sido utilizado, muitas vezes, para a manipulação do comportamento do usuário, pelo controle de dados, podendo induzir o indivíduo a compartilhar determinados assuntos ou a consumir certos produtos.[contextualizar》Aqui ele escolheu as ideias de um sociólogo, Hebermas, como seu repertório para, assim, usar como sustento em sua tese] Isso ocorre devido à falta de políticas públicas efetivas que auxiliem o indivíduo a “navegar”, →ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹ de forma correta, na internet, e à ausência de consciência, da grande parte da população, sobre a importância de saber utilizar adequadamente o meio virtual. →ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰²[tese》 após exemplificar, ele relaciona com a atualidade e traz o assunto para nossa realidade. Logo, elencando possíveis desafios que poderem ser discutidos nos desenvolvimentos (dependendo do tema varia entre causas e consequências também). ]  Essa realidade constitui um desafio a ser resolvido não somente pelos poderes públicos, mas também por toda a sociedade”.[encaminhamento]

[⚠️》Perdão se alguma cor tiver errada, mas é nesse esquema mesmo.]
- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

⁰¹【 DESENVOLVIMENTO 】
╰──────────────────╮
Sob esse viés,⟨Conectivo ⟩ pode-se apontar como um empecilho à consolidação ⟨ Repetição⟩ de uma solução, a má influência mediática. ⟨ Faltou conectivo⟩ Conforme Pierre Bourdieu, ⟨Comentário》 sugiro você colocar alguma informação sobre o seu repertório ⟩ ⟨Erro》Faltou o artigo definido "o"⟩ que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. ⟨Atenção》 Se isso for uma citação verídica do Bourdieu, coloque entre aspas ⟩ Nessa perspectiva, ⟨ conectivo⟩ pode-se observar que a mídia, vez de ⟨Erro》 não compreendo o motivo de colocar um "vez de". Então se possível, mude para: "deve"⟩ promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia ⟨Erro》 faça assim: " como influência na [...]"⟩ na consolidação ⟨Repetição de vocabulário ⟩do problema. [Faltou fechamento]

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Bem, apesar de ter escolhidos uma boa coletânea e conectivos, aqui você precisa investir mais na argumentação para desenvolver ela sobre seu repertório, ja que você o colocou sem estabeleceu de forma correta uma ligação da problemática.
▪️Faltou o fechamento.
▪️Ausência de uma discussão mais aprofundada com apoio do repertório escolhido, use ele como base para provar que está certo na argumentação.
▪️Cuidado com a repetição de palavras use sinônimos.
▪️Se atente aos erros elencados acima.

╭──────────────────╯
🔎°• desenvolvimentotrês pontos importantes:

tópico frasal》 nada mais do que a primeira frase de impacto do seu desenvolvimento. É essa frase que irá dizer ao leitor do que esse parágrafo se trata, em resumo é o coração do parágrafo.

argumentos deve se basear em um repertório pertinente para desenvolver sua ideia com ligação ao tema, assim, usando ele para defender sua argumentação.
▪️É extremamente importante que no momento de criar seu desenvolvimento, você apresente também fatos, mostrando ao leitor citações, dados estatísticos, comparação de pontos de vista, dados históricos, etc.

finalizaçãoO fechamento é a parte do parágrafo que dá um tom de conclusão (para ajudar, você pode começar o fechamento com algum elemento conclusivo, como "sendo assim", "portanto", "dessa maneira", "logo", "então", etc)

- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -
╭──────────────╯

⁰² 【 DESENVOLVIMENTO
╰──────────────────╮
Outro ponto relevante, nessa temática ⟨Erro》faltou uma vírgula nesse local, para isolar essa frase. Algumas dicas no ▪️🔴▪️é a falta de democracia(retomada/causas) contra os casos (Atenção》 quais casos? Comente sobre eles). Sob essa lógica,(conectivo) o imperativo categórico, de Kant, peconiza que o indivíduo deve agir apenas segundo a máxima que gostaria de ver transformada em lei universal. No entanto, (Conectivo) no que tange à questão da violência contra o idoso há uma lacuna no dever moral quanto ao exercício da denúncia. (Faltou o fechamento》 Discuta mais sobre isso, cite exemplos para provar que realmente existe casos como os que remete e, se preciso, tente usar dados. Por que não ocorre a denúncia? Onde eles estão errando para isso não funcionar?)

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Seu segundo desenvolvimento tem tudo pra dar certo, mas ainda precisa investir na argumentação e no fechamento.
▪️tornar o repertório produtivo.
▪️finalizar o texto com a dica dada no outro desenvolvimento.
▪️Utilize dados para comprovar sua ideia, se preferir, ja que está falando da violência.

.
╰──────────────────╮
▪️🔴▪️Circunstâncias em que usamos a vírgula:

✔) Para isolar topônimos (nomes próprios relacionados com um determinado lugar), seguidos de sua respectiva data.

▪️Exemplo: Maceió, 12 de fevereiro de 2009.

✔) Separar orações coordenadas assindéticas (isentas de conectivos que as liguem).

▪️Exemplo: Ao iniciar a reunião, todos se apresentaram, começaram a discutir os assuntos pertinentes e chegaram a um consenso muito antes do esperado.

✔) Separar orações coordenadas sindéticas iniciadas pelas conjunções adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas.
Exemplos:

▪️Precisava urgentemente se decidir, ou somente trabalhava, ou estudava.

▪️ A aluna preparou-se muito para as olimpíadas de Matemática, logo obteve a primeira colocação.

▪️Não me sinto preparada para esta viagem, pois tive que decidir rapidamente.


✔) Separar orações subordinadas adjetivas explicativas.

▪️Exemplo: Santos Dumont, que é considerado o pai da aviação, foi o inventor do 14 Bis.

╰──────────────────╮
[🔎》Afirmações retiradas do site abaixo, para mais informações basta acessar.]
https://www.portugues.com.br/gramatica/ ... itos-.html

- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

╭──────────────╯

CONCLUSÃO
╰──────────────────╮
Por tudo isso, (Conectivo) faz-se necessário uma intervenção pontual no problema. Assim, especialistas no assunto,[AGENTE] com apoio de ONGs[MEIO] também especializados, devem desenvolver ações que revertam a má influência mediática sobre a violência contra idosos.[AÇÃO] Tais ações devem ocorrer nas redes sociais, por meio de produção de vídeos que alertam sobre as reais condições da questão,[MEIO] comparando o tratamento que a mídia dá com relatos de pessoas que querem de fato vivência tal problema.[DETALHAMENTO] [Faltou conectivo] É possível também criar "hashtag" para identificar a campanha e ganhar mais visibilidade,[AÇÃO] a fim de conscientizar a população sobre as consequências do tratamento que determinados canais de comunicação dão ao assunto[OBJETIVO]. Talvez[Atenção》 seja objetivo, não utilize "talvez", tem que transmitir ideia de certeza no seu texto], assim, seja possível construír um país de que Pierre Bourdieu pudesse se orgulhar[FINALIZAÇÃO COM RETOMADA]

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Uau! está completinho, parabéns!

🔍proposta contém:
[✔]completa.

✅AGENTE. (Quem tomará providências)
✅AÇÃO.  ( O modo, a forma que será feita)
✅OBJETIVO. ( O propósito após ser feita)
✅MEIO.  (Por onde? Mídia? Escolas?...)
✅DETALHAMENTO.( Forma mais detalhada do meio, agente ou ação)



╔═══════════════════╗
Competências
════════════════════
ᵃⁿᵃˡⁱˢᵉ ᵈᵉ ᵖᵒⁿᵗᵒˢ / ᵗᵒᵗᵃˡ
1️⃣✅✅☑☑☑☑》 120
Infelizmente, ainda precisa melhorar um pouco nessa parte: vírgulas, formação de palavras e aspas.

2️⃣✅✅☑☑☑☑》 120
Apesar de abordar bem e levantar a problemática, acredito que na D2 você deveria ter retomado melhor o tema, e deixado explícito que estava falando sobre a questão dos idosos, se não fica muito amplo (como propõe com as informações midiáticas, aborde o tipo e cite exemplos que se relacionem com a questão). Na próxima tente o máximo deixar claro para quem quer transmitir e como vai acontecer isso.

3️⃣✅✅✅☑☑☑》 140
Aqui ficou desta forma porque ainda vejo uma falha para ligar seus argumentos com a proposta, e isso vem de encontro com à argumentação. Precisa se basear no repertório para tornar sua idéia produtivo (que tipo de lacuna deve ser aprimorada na denúncia, para que não ocorra a violência? Que tipo de mensagens devem ser expostas?)

4️⃣✅✅✅✅✅✅》200
tudo ok por aqui. Acho que você tem uma estrutura só basta desenvolver ela.

5️⃣✅✅✅✅✅✅200
conclusão completa, adorei a forma que construiu ela. Parabéns!
════════════════════
TOTAL7️⃣8️⃣0️⃣
╚═══════════════════╝
[Estou aprendendo a mexer com as competências, então, caso esteja deslocada de forma indevida me informe. ]
- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -
📍Trajetória de estudoscomplete a lista.♡《
╔════════════╗
□ não estudei.
■estudei e entendi.

╚════════════╝

□. Vírgula.
□. Aspas.
□. Desenvolvimento
.
argumentação.
□. Desconstruir uma redação nota mil analisando pontos como: conectivos, repertório, fechamento dos desenvolvimentos, conclusão,[...]
entre outros pontos importantes.

[ desculpa qualquer erro, também estou aprendendo como vocês. Essa só foi uma pequena análise por minha parte, mesmo que eu não seja tão boa ainda. (Além de fazer isso à noite, ou seja, o próprio Zumbi em pessoa)♡]

🌟Dicas do dia:

1- Há cartilhas de redações nota 1000, feitas pelo Lucas Felpi, disponíveis gratuitamente. Uma indicação das redações de 2019:
https://www.lucasfelpi.com.br/redamil

2- Canais aconselháveis:







[🔥》"Continue! A força de vontade é o lema que conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos."]

BOA SORTE E UM BEIJO NO CÉREBRO. 😚🧠
╭──────────────╯

No século XX [1] o assédio já[…]

Sangue raro

A série médica americana "Grey'[…]

@Emyl Na música " Secretária &q[…]

O futuro é igual ao passado?

O filme estadunidense "Acusados" retrata[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM