Avatar do usuário
Por satellijean
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#102550
Durante o período Grego Clássico, na Cidade-Estado Esparta, existia a Gerúsia, um conselho formado por homens com idade superior a 65 anos responsáveis por comandar junto ao rei. Com isso, a sociedade espartana detinha um enorme apreço por eles e, dessa forma, foi uma das difusoras do conceito de respeito aos mais velhos. De modo hodierno, no Brasil, infelizmente, é revelado um cenário antagônico ao apresentado, dados os exponenciais índices de violência contra idosos difundidos pelo território. Nesse âmbito, torna-se notório que tamanha problemática se faz fruto tanto do descaso estatal, quanto do preconceito inerente à sociedade. Diante disso, torna-se necessário analisar tal quadro, intrinsecamente, a fim de superar seus desafios.
Nesse viés analítico, é lídimo salientar que a violência contra idosos no território deriva da baixa atuação dos setores governamentais no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. A ilustrar, Gilberto Dimenstein - escritor brasileiro - reflete em sua obra “O cidadão de papel” acerca da inatividade dos direitos e deveres constitucionais, situação verossímil com o Brasil, visto que tamanha tribulação ataca diretamente tais conjecturas. Com efeito, a falta de medidas protetivas resulta no agravamento desse índice, dessa forma, segundo dados da UNIFOR, mais de 30 milhões de idosos sofrem algum tipo de violência doméstica na nação, assim, provando uma clara falta de atuação das autoridades responsáveis.
Ademais, é imperativo ressaltar o pré-julgamento enraizado no social como promotor do problema. Elucidando, durante o período escravista, escravos cuja idade atingisse um determinado ponto, no qual começasse a impactar em seu serviço, os mesmos eram descartados, a fim de não atarantar os mais novos. Assim sendo, por mais que se trate de um cenário distópico, tal pressuposto maquiavélico de que idosos são apenas “despesas” se mostra bastante difundido pelo país, visto os altos índices de abandono e superlotação de asilos e abrigos públicos. Assim sendo, tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que sua existência contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Portanto, é de suma relevância incentivar o combate de tal transtorno no Brasil. Logo, cabe ao Governo, atrelado à sociedade, criar por meio de campanhas jurídicas, um programa de auxílio a idosos no Brasil, a fim de mitigar tamanha injúria. Destarte, o programa realizará patrulhas identificando casas com idosos e, a cada trimestre, realizar visitas e coletar dados. Depreende-se, assim, que, adotando tais medidas, a pátria enfim poderá gozar de uma fidedigna harmonia social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
139 Exibições
por Ana22082005
0 Respostas 
74 Exibições
por aninhabanana
2 Respostas 
149 Exibições
por lais458
0 Respostas 
83 Exibições
por blaudt
0 Respostas 
91 Exibições
por imilly
0 Respostas 
63 Exibições
por NickBu
0 Respostas 
44 Exibições
por caminamed
0 Respostas 
103 Exibições
por mallu0102
0 Respostas 
42 Exibições
por YanaraOli
0 Respostas 
62 Exibições
por Lucasq

Aldous Huxley defende: "Os fatos nã[…]

Segundo o Art.205 da Constituição Fe[…]

Zenebra vc poderia corrigir minha redaç&[…]

:D Olá, poderia de fazer um sugestã[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM