Diante desse cenário, em primeiro lugar, A falta de informação sobre os direitos da pessoa idosa ainda é um obstáculo presente no impasse para a melhoria de convivência. Thomas Hobbes, filósofo inglês, assegura que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. No entanto, tal responsabilidade não estar sendo cumprida, visto que a máquina estatal falha em proporcionar campanhas educativas que informem aos idosos e a sociedade sobre os sinais de violência e os recursos disponíveis para buscar ajuda. Assim, terão a garantia de estar próximo de ter um local seguro para se buscar ajuda.
Paralelo a isso, a negligência por parte dos cuidadores dos idosos é outro obstáculo a ser enfrentado. A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação. Relata Oscar Wilde, filósofo irlandês. Todavia, a revisão e o fortalecimento das leis precisam serem mudadas para assegurar penas mais rigorosas aos agressores, o aprimoramento dos sistemas de denúncias e a promoção de um ambiente em que os idosos possam se sentirem valorizados e protegidos são essenciais para mudar essa realidade. Assim, esse obstáculo estará sendo tratado de maneira eficaz.
Portanto, a violência contra a pessoa idosa, é um problema que não pode ser negligenciado. Logo, a sociedade como um todo deve se unir para conscientizar, prevenir e proteger os idosos, assegurando que eles possam desfrutar de seus anos dourados com dignidade e respeito. Desse modo, a realidade brasileira estará mais próxima da idealizada por More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada