Avatar do usuário
Por Myllier
Quantidade de postagens
#122332
A partir da colonização dos Portugueses, gerou-se inúmeros problemas sociais aos poucos formados na recém nação em tópicos, tendo em vista que a única finalidade dos europeus era a comercialização dos recursos econômicos brasileiro. Dessa forma, na contemporaneidade brasileira, percebe-se que ainda nem todas as adversidades foram solucionadas, como a questão da violência contra os idosos no Brasil. Sendo assim, a ineficiencia governamental e a carência de discussões são apenas alguns dos impulsionadores desse revés.
Em primeira análise, constata-se o desserviço estatal como um dos motivadores do obstáculo. Nesse sentido, o filósofo Zygmunt Bauman criou a expressão "instituições zumbis", a qual diz respeito ao fato de que algumas instituições, como o Estado, estão perdendo a sua função social. Nessa ótica, tal teorias pode ser constatada no contexto atual, uma vez que há uma ineficiencia legislativa, impedindo a garantia de direitos e proteção do idoso. Desse modo, devido a inoperância governamental, a problemática se mantém no país.
Ademais, a carência de discussões é outro fator que contribui para a continuidade da questão. Nesse contexto, o sociólogo Karl Marx, em sua teoria do "Silenciamento dos discursos", alguns temas são omitidos da sociedade a fim de se ocultar as mazelas sociais. Sob essa perspectiva, a visão do autor pode ser aplicada quando aos crescentes casos de violência ao idoso, porquanto o assunto pouco é debatido no âmbito midiático, o que acarreta na manutenção do impasse no Brasil.
Portanto, fazem-se necessárias ações para conter o avanço do infortúnio no território brasileiro. Para tanto, cabe ao Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, por meio do Ministério da Cidadania, desenvolver projetos de lei que visam garantir os direitos de segurança e proteção ao idoso. Além disso, cabe a mídia, pro meio das redes sociais, a exemplo do Instagram e Facebook, promover discussões acerca do problema, com o fito de dar mais visibilidade e transmitir informações à sociedade brasileira. Espera-se, com essas medidas, que a violência contra os idosos possa deixar de ser um obstáculo no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
377 Exibições
por Mylike
3 Respostas 
170 Exibições
por Kethyllyn
0 Respostas 
65 Exibições
por Junia41
0 Respostas 
69 Exibições
por JoseGomes
0 Respostas 
69 Exibições
por alicepires
1 Respostas 
77 Exibições
por AnaGrasiele
1 Respostas 
80 Exibições
por Clara5431
0 Respostas 
36 Exibições
por Jlevis
0 Respostas 
41 Exibições
por leticia13
4 Respostas 
122 Exibições
por Evely190301
Férias

Boa tarde, pessoal. Vou tirar férias da pla[…]

Do campo a cidade

As inovações ocorridas no meio agr&i[…]

Felipe082 , valeuzão pela correç&at[…]

Caiunao , valeuzão!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM