Avatar do usuário
Por alicepires
Quantidade de postagens
#118903
A produção cinematográfica "Um senhor estagiário" conta a história de um idoso que sofre preconceito no ambiente de trabalho por pessoas que o acham incapaz. Embora ficcional, pode-se fazer um paralelo entre a obra audiovisual e a realidade brasileira, visto que, os idosos enfrentam diversos tipos de violência no dia a dia. Entretanto, tal quadro pode ser amenizado se certas estratégias forem tomadas. Nessa perspectiva, urge a necessidade de analisar a lacuna legislativa e lenta mudança da mentalidade social como causas desse pernicioso obstáculo.

É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação sejam um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Segundo Thomas Jefferson, a aplicação das leis é muito mais importante que a sua elaboração. De maneira análoga, é possível perceber que no país, a violência contra a pessoa idosa rompe com essa ideia, haja vista que, embora leis de proteção ao idoso tenham sido um grande progresso, há brechas que possibilitam a ocorrência de crimes que ferem a honra dos anciãos, como o abuso psicológico. Desse modo, evidencia-se a importância do reforço das práticas de regulamentação como forma de combate a essa entrave.

Outrossim, é válido salientar que o preconceito potencializa essa conjuntura. Segundo Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de pensamentos e ações, dotadas de coercitividade. Seguindo tal pensamento, observa-se que o etarismo pode ser encaixado na teoria do sociólogo, uma vez que, a sociedade brasileira tende a permear esse comportamento nocivo. Assim, o fortalecimento do pensamento da exclusão dos idosos, transmitido de geração a geração, agrava esse tipo de violência no país.

Dessarte, é fundamental que o Estado, quanto instância máxima dos aspectos legislativos do país, promova a ampliação dos debates a respeito do assunto, por meio de eventos e palestras com especialistas que possam responder todas as dúvidas, a fim de minimizar a violência contra a pessoa idosa no Brasil. Dessa maneira, será construído um futuro inclusivo, diferente do descrito em "Um senhor estagiário".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
209 Exibições
por FlorDeRub1
0 Respostas 
53 Exibições
por Araujo1254
0 Respostas 
52 Exibições
por Celless
0 Respostas 
64 Exibições
por Paminha17
3 Respostas 
281 Exibições
por abiaacs
0 Respostas 
157 Exibições
por alfacino
0 Respostas 
115 Exibições
por Geo182022
0 Respostas 
53 Exibições
por ThaiLopes
0 Respostas 
36 Exibições
por RCBS12
0 Respostas 
34 Exibições
por Evilly

Apesar de a luta feminista brasileira trazer conqu[…]

@Alunaaaamed @Samara102006 @Myllene02 @Delbis1502 […]

Alunaaaamed Samara102006 Myllene02 Delbi[…]

O mundo vem sofrendo várias transforma&cced[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM