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#93639
Em "Ensaio sobre a Cegueira", do escritor português José Saramango, faz-se uma reflexão sobre a cegueira cultural, moral e ética presente na sociedade. Na trama, os personagens de uma cidade, são acometidos de uma cegueira branca, termo usado pelo autor para evidenciar a negligência dos indivíduos, em compactuar com as questões do corpo-social. Ao sair da ficção, sem desconsiderar a obra, nota-se que a problemática apresentada percorre a atualidade, ao evidenciar, a cegueira moral da população em relação à violência contra os idosos no Brasil, pois é uma questão a ser solucionada. A partir desse contexto, convém apresentar que a banalização da sociedade frente aos problemas sociais e a carência de discussões acerca do assunto, estão entre as principais causas do revés.

Em primeiro lugar, constata-se a banalização da sociedade, como uma das causas da violência contra os idosos, no país. Desse modo, a filósofa Hannah Arrendt, criou a expressão "Banalidade do Mal", a qual diz respeito ao fato de que as pessoas estão normalizando as mazelas sociais, sendo abordadas como algo cotidiano e corriqueiro. Haja visto, que, as agressões contra idosos, é retratado como sendo banal, porém representa um grande mal, para as vítimas das agressões. Dessa forma, devido à, normalização desse impasse, a problemática é agravada no meio social.

Outrossim, ressalta-se que no Brasil, existe à carência de discussões acerca das constantes agressões que o público idoso sofre no Brasil. Nesse sentido, segundo o sociólogo Karl Marx, em sua teoria "Silenciamento dos Discursos", alguns temas são esquecidos da sociedade, de modo à se ocultar as máculas sociais. Sob essa perspectiva, na contemporaneidade brasileira, a visão do autor pode ser aplicada quanto ao silenciamento da violência que o público idoso passa no Brasil, porquanto o assunto de tão grande importância, pouco é debatido no âmbito midiático, o que acarreta a manutenção do problema no país e na vida dos idosos. Logo, devido á, invisibilidade da questão a problemática se mantém no Brasil.

Portanto, torna-se imprescindíveis mudanças, para conter a violência contra os idosos no Brasil, que pela, banalização da sociedade, e a carência de discussão, exige a tomada de medidas resolutivas. Para isso, o Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, através de órgãos de proteção ao idoso, deve aumentar os canais de denúncias contra as agressões que estes indivíduos passam no dia-a-dia, no país, de modo que os cidadãos, não normalizem mais os problemas sociais. Além disso, impere a mídia, por meio das redes social a exemplo de Instagram e Facebook, debates acerca dos idosos vítimas de agressões com finalidade, do assunto ser devidamente engajado pela população. Feito essas ações, destoará da obra de Saramago.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 176

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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#93775
O texto está ótimo!
Há alguns desvios gramaticais, principalmente relacionados ao uso da vírgula.
A argumentação está vaga, com poucos indícios de autoria além da falta de embasamento.
Esses são os erros que fazem sua nota diminuir, mas no geral, está muito boa.
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