Em primeiro plano, é importante analisar a ausência de medidas governamentais para combater o machismo estrutural. embora exista uma lei que combate a violência contra a mulher, essa legislação se revela incapacitada de combater o preconceito contra o sexo feminino, uma vez o Estado não cria medidas públicas voltadas à construção social que dá sustentação ao patriarcado, e, devido a essa negligência, o achismo de que o homem é superior à mulher é passado de geração após geração, e isso gera consequências negativas para homens e mulheres, resultando em relações desarmônicas na sociedade, produzindo violência física e mental, desrespeitos e injustiças. logo, medidas urgentes devem ser tomadas para que essa problemática não prossiga na contemporaneidade.
em segundo plano, é crucial explorar o abuso de substâncias psicoativas como outro agente influenciador do feminicídio. De acordo com um relatório produzido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os índices da violência doméstica e do consumo de bebidas alcoólicas aumentaram significativamente durante o período de isolamento social devido ao covid-19, e, diante disso, percebe-se que essa situação, que já era um problema antes da pandemia, só piorou, uma vez que o isolamento de mulheres com parceiros violentos e alcoólatras, colocou a segurança de mulheres em situação de maior vulnerabilidade, o que evidencia a influência da dependência química na violência. Isso, somado ao fato de que grande parte das situações de violência de gênero são provocadas por uso nocivo de drogas, torna urgente que as autoridades mudem seu posicionamento diante do impasse.
Diante desse quadro, com o objetivo de combater essa misoginia enraizada, é necessário que o Ministério da Educação promova projetos para a conscientização dessa realidade preconceituosa por meio da criação de mais trabalhos pedagógicos contra a discriminação de gênero, como o Programa Mulher e Ciência, que incentiva estudantes a refletirem sobre a igualdade. Além disso, cabe ao governo desenvolver propostas para combater a abstinência através da criação de políticas, como a política de redução de danos. Somente assim, a violência contra a mulher poderá ser amenizada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.