Avatar do usuário
Por Moon199
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117619
Redação para Concurso:
Padrão: 0-100 (BANCA CPS - Uneb)

I) Estrutura (0-25): Seguir padrão do texto dissertativo argumentativo

II) Conteúdo (0-30): Análise de ideias fundamentais, consistência e relevância argumentativa

III) Expressão (0-25): Atenção a norma culta e a adequação vocabular a questão

IV) Clareza, Coesão e Concisão (0-20)

_________________________________________________________________________________
É de conhecimento geral que a violência contra a mulher está presente na sociedade, segundo a OMS em cada três mulheres, em todo o mundo, uma já sofreu algum tipo de violência. Infelizmente, esse dado preocupante, é um problema muito comum na atualidade. Nesse sentido, é necessária uma análise no que diz respeito à cultura machista, como uma causa do problema, e também na normatização de direitos e deveres, no que diz respeito a uma possível solução.

De início é importante destacar que o machismo preserva uma desigualdade entre gêneros, que termina por ditar alguns comportamentos sociais. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), de 1948, todos nascem iguais em dignidade e direitos. Infelizmente, esta máxima não se encontra efetivamente consagrada atualmente, um exemplo seria a crença errônea, ainda existente entre alguns homens, de que o sexo masculino supera o feminino, esse fator conserva na sociedade uma cultura machista que visualiza a mulher como um sexo frágil, e que por conta disso é mais suscetível a sofrer violências. Portanto, um problema de segurança pública, como a violência contra a mulher, é em parte causado por um aspecto cultural.

Além disso, cabe salientar que em virtude das desigualdades e perigos a que as mulheres são expostas, devem haver normatizações que lhes outorguem direitos e proteção. Nesse viés, um exemplo é a lei Maria da Penha que criminaliza condutas violentas, antes comuns, contra as mulheres e ainda incube ao poder público o dever, junto a sociedade, de garantir o desenvolvimento da mulher em todas as suas formas. Esse fator apresenta resultados positivos ao passo que garante a igualdade aos desiguais, evitando dessa forma violência contra o sexo feminino e ainda uma reparação, social, no que diz respeito à história de abusos sofridos por essa classe ao longo da construção da atual sociedade.

Diante dos fatos mencionados pode-se observar que uma das causas da violência contra a mulher se encontra no aspecto socio-cultural da sociedade, mas existem soluções, entre elas a normatização. Logo, com base nas análises observa-se que a violência contra a mulher está presente no meio social, mas que é passível de resolução, dessa forma será possível consagrar aquilo que é preconizado na DUDH.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

A Constituição Federal de 1988 assegura a todos os[…]

O artigo 4 da Declaração Universal dos Direitos Hu[…]

alguém poderia por favor corrigi-la? @Lauany25 @M[…]

O programa televisivo "Catalendas" con[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!