Primordialmente, é imprescindível ressaltar o machismo estrutural que desfavorece qualquer manifestação contra ele. Nessa perspectiva, como afirmou Nicolau Maquiavel, filósofo antigo " os preconceitos têm raízes mais profundas que os princípios ". Isso porque, a cultura brasileira é excludente e patriarcal que privilegia o homem negligenciando totalmente as mulheres uma vez que determinam de forma preconceituosa os papéis que devem ou não serem seguidos por elas, sendo que a maior parte deles são colocados como inferiores deixando nítido nos domínios dos cargos de poder que são preenchidos somente por homens. Com isso, é inaceitável que a conjuntura atual continue em questão.
Ademais,diante desse cenário, deve-se destacar a escassez de políticas públicas eficientes para combate a violência contra a mulher. Nesse sentido, como apontou Oscar wilde, escritor irlandês " a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de uma nação ". Todavia, a demonstração do descontentamento popular é essencial para exigir dos representantes do país melhoras no cumprimento das leis de proteção a mulher desda violência física, verbal, moral e patrimonial, assim tendo uma corporação que se preocupa com o bem-estar da mulher e está comprometida a combate esse crime destruidor. Por isso, é preciso que mudanças ocorram para mudar esse problema.
Envidencia-se, portanto, providências que são necessárias para alterar esse quadro. Para que isso ocorra o Ministério da Justiça juntamente com o Poder Executivo devem desenvolver palestras em instituições sociais para mulheres vítimas de violência. Tais palestras devem ser feitas nas mídias e redes sociais dos ministérios. Por meio de entrevistas com profissionais na área. Dessa maneira, trazendo como solução a clareza sobre os meios de violência contra a mulher e as estratégias para as denúncias, medidas protetivas e apoio populacional acerca do obstáculo. Somente assim, será possível evitar a tragédia ocorrida com Maria da Penha Fernandes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.