Avatar do usuário
Por Hyque
Quantidade de postagens
#127337
A célebre obra modernista "Abaporu" — publicada em 1928 — da renomada artista e pintora Tarsila do Amaral, evidencia em uma de suas interpretações a ausência de discernimento analítico da população. Para além da obra, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea a questão da violência contra a pessoa idosa e, amiudadamente, semelhante ao expressado pela artista, visto que a falta de pensamento crítico é um dos pilares para a potencialização do entrave. Logo, tanto a maldade humana quanto a omissão estatal são os suscitadores do problema.

Em primeira análise, é imperioso destacar a hostilidade social como um dos fatores dá óbice. Nesse sentido, Hannah Arendt — expoente filósofa alemã — desenvolveu o conceito de "Banalidade do mal", segundo o qual as sociedades modernas praticam condutas cruéis sem perceber. Sob essa lógica, a prática da violência contra o idoso na sociedade brasileira manifesta a maldade humana denunciada por Arendt, na medida em que a população idosa está altamente exposta á práticas de abusos no meio social, seja física ou psicologicamente. Assim, não é razoável que o Etarismo — agressão contra a pessoa idosa — se entrelace em um país que almeja torna-se nação desenvolvida.

Além disso, a desigualdade é outro fator que potencializa o Impasse. A esse respeito, em 1976, Noberto Bobbio — expoente filósofo italiano — desenvolveu o "Dicionário de Política", no qual o Estado deveria não apenas garantir os direitos básicos, a exemplo da segurança, mas também assegurar que a população usufrua na prática. Todavia, não há medidas de políticas públicas eficientes para interromper o comportamento violento e discriminatório contra os idosos, haja vista que o Estado não trabalha na execução de leis que zelam pelo bem-estar da terceira idade. Assim, enquanto a exclusão for a regra, tampouco haverá a segurança.

Portanto, há de se combater a violência contra a pessoa idosa no Brasil. Para isso, é necessário que o Governo Federal — sistema fundamental da democracia — deve desestimular a maldade humana associada ao comportamento violento contra a população idosa, por meio da criação e fortificação de leis eficazes voltadas para a inclusão e proteção contra populações minoritárias, a exemplo da lei que puni justamente práticas consideradas nocivas, como a violência. Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado e a sociedade, promovendo á estabilidade social e garantindo que a falta de pensamento crítico da população — como citado em "Abaporu" — seja, enfim, moldada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por keilane86
Quantidade de postagens
#127699
Ortografia e acentuação:
-"á" em "á práticas" deve ser substituído por "à".
-acento agudo em " promovendo á estabilidade social " quando o "a" tem função de artigo.
-"Noberto" deve ser substituído por "Norberto", é um pequeno erro por falta de atenção , mas seu repertório está bom !
Concordância:
"as sociedades modernas praticam condutas cruéis sem perceber" deveria concordar em número com "sociedades", então seria "as sociedades modernas praticam condutas cruéis sem perceberem". eu sei que fica estranho
Sintaxe:
A frase "Por isso, é necessário que o Governo Federal — sistema fundamental da democracia — deve desestimular a maldade humana associada ao comportamento violento contra a população idosa" pode parecer redundante. Pode ser reescrita como "Portanto, o Governo Federal, sistema fundamental da democracia, deve desestimular a maldade humana associada ao comportamento violento contra a população idosa".
Pontuação:
Em "Por isso, é necessário que o Governo Federal — sistema fundamental da democracia — deve desestimular...", o travessão não é necessário, pois ele já foi utilizado antes. A frase pode ser corrigida removendo o travessão ou substituindo-o por vírgula.
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
63 Exibições
por Mdariada
0 Respostas 
176 Exibições
por Liliaval
0 Respostas 
124 Exibições
por beaspagliani
0 Respostas 
68 Exibições
por eularry
1 Respostas 
140 Exibições
por Isabela03
0 Respostas 
94 Exibições
por Walterjr
0 Respostas 
93 Exibições
por Jovanice
0 Respostas 
64 Exibições
por rulianereis
0 Respostas 
19 Exibições
por Dayzinha
0 Respostas 
26 Exibições
por Dayzinha

Segundo as ideias do historiador Antônio Bar[…]

besourokafka - Sua introdução ap[…]

Felipe082 Maxy Alunaaaamed Casey12 Ke[…]

Obesidade é uma doença

A obesidade é um problema. Para muitos a […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM