É evidente que a negligência governamental torna a existência do trabalho escravo possível, o que pode implicar até mesmo na economia, visto que quem vive na situação de escravo não possui renda, ocorrendo assim uma estagnação na economia, pois sem poder de compra na sociedade, os meios de produção são afetados, pois não possuem lucro suficiente para se renovarem e oferecerem produtos de maior qualidade para o povo.
Há também a fragilização do Estado por conta da corrupção que corre solta no país, gerando lacunas na fiscalização de órgãos competentes como a polícia federal, que deveria, por meio de buscas constantes, localizar e punir aqueles que exploram a fraca atuação do Estado na sociedade, pondo em situação desumana aqueles que vulneráveis estão às condições de escravidão.
Diante disso, percebe-se a necessidade de diminuir-se a fragilização do Estado, com políticas anticorrupção feitas pelo Poder Legislativo, visando assim a remoção de lacunas nas leis e melhorando a atuação de órgãos competentes, o que serviria como uma barreira contra o trabalho escravo na nação. Ademais, as mídias devem difundir informações sobre tais atos e informar sobre suas consequências, alertando o povo e incentivando-os a agir na presença do mesmo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.