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Por Dezarm
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Na obra "Oliver Twist", de Charles Dickens, é retratada a história de Oliver, um jovem órfão, que é submetido a diversas formas de trabalho infantil, na indústria e em outros ambientes. No entanto apesar de ser uma obra ficcional, exemplifica e se assemelha muito bem a nossa realidade, onde crianças são submetidas a realizações de trabalhos por diversos motivos, consequentemente, acarretando inumeros problemas, como, ceifamento da fase infantil, prejudicial a aprendizagem escolar e a torna vulnerável em diversos aspectos.
   Sob essa perspectiva, convém enfatizar que, a plena vivência da infância é de suma importância para o desenvolvimento físico, mental, emocional e social, abalando diretamente na formação de uma vida adulta saudável. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibido qualquer forma de trabalho até os 14 anos de idade, exceto na condição de aprendiz, porém, nota-se nitidamente uma grande dificuldade no cumprimento dessa lei, onde de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), em 2019 havia 1,768 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, em situação de trabalho infantil.
   Ademais, além de serem privadas de uma infância que toda criança sonha e deveria ter, com sonhos, brincadeiras e educação, as que tem sua infância interrompida, para exercer algum tipo de trabalho, carregam graves consequências para a vida adulta, como impactos, físicos, psicológicos e econômicos, muitas das vezes podendo gerar traumas irreversíveis. Outrossim é o impacto que causa na aprendizagem e desenvolvimento escolar, podendo levar até mesmo o abandono do colegio, privando de realizar plenamente seus direitos à educação e lazer escolar, que é de grande importância para uma transição a vida adulta bem-sucedida. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2 milhões de crianças e adolescente, entre 4 a 17 anos estão fora da escola.
   Desse modo, fica evidente, que o combate ao trabalho infantil é imprescindível. Com isso, o Governo Brasileiro juntamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente, desenvolva projetos que alcance todas essas crianças, como bolsas de estudos que forneçam ajuda mensal, para custear as necessidades básicas. Além disso, cabe ao Governo em parceria com a midia, propagar campanhas midiáticas, conscientizando dos prejuízos do trabalho infantil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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