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Por Dayvini
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#127462
No filme "O Menino que Descobriu o Vento", é narrada a história do jovem William Kamkwanba, que decide construir um moinho de vento para gerar energia elétrica e levar água para sua família. Assim, torna-se evidente que essa história visa demonstrar como o cidadão desempenha um papel crucial no cumprimento do desenvolvimento sustentável no Brasil, mas, lamentavelmente, tal engajamento muitas vezes não ocorre. Diante disso, observa-se que os principais responsáveis são os governos e as grandes empresas.
Nesse contexto, inicialmente, atribui-se a responsabilidade aos governos, que, motivados pela ganância, deixam de investir em áreas sustentáveis. Segundo as Nações Unidas: "A agenda 2030 no Brasil possui sete objetivos para alcançar a sustentabilidade". Contudo, tais objetivos só serão atingidos com a contribuição de todos os países. Infelizmente, como divulgado pelo portal G1, a guerra comercial entre China e EUA prioriza a produção em detrimento da sustentabilidade, causando prejuízos ao terceiro mundo e dificultando o alcance das metas da agenda.
Além disso, é crucial responsabilizar as grandes empresas que buscam o capital a qualquer custo, influenciando assim pequenas e médias empresas a adotarem práticas pouco sustentáveis. O filósofo alemão Karl Marx ponderou que: "Numa sociedade dominada pela produção capitalista, até o produtor não capitalista é dominado por concepções capitalistas". Observa-se que as grandes indústrias, conforme dados do Grupo Filtroil, nas áreas têxtil, alimentícia e petroquímica, são as principais poluidoras no Brasil, e lamentavelmente esses índices não diminuem.
Dessa forma, torna-se imperativo que o poder Executivo implemente um amplo programa de desenvolvimento sustentável. Isso deve ser realizado por meio de pesquisas científicas para um direcionamento mais eficiente do orçamento, realocando recursos públicos para aprimorar a fiscalização ambiental e promover a construção de um ecossistema mais saudável. A colaboração das empresas privadas é essencial para uma evolução mais rápida. Espera-se, com essas medidas, uma melhoria significativa no papel do cidadão no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil, garantindo que histórias como a do jovem William Kamkwanba possam se repetir.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por yagorodoli
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#127515
Você inicia o texto falando sobre um filme que não é nacional e, em seguida, fala que isso torna EVIDENTE "que essa história visa demonstrar como o cidadão desempenha um papel crucial no cumprimento do desenvolvimento sustentável no BRASIL". O filme não propõe falar sobre a realidade nacional, muito menos tornar isso evidente. Seria interessante estabelecer uma conexão mais direta com a situação brasileira em relação ao desenvolvimento sustentável, principalmente numa introdução onde você deve situar o problema.
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Por Ricard1285
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#127622
O seu primeiro parágrafo apresenta um salto temático e ausência de um repertório pertinente(não tem nada a ver com o tema) e produtivo, tornando-o, portanto, embrionário. Além disso, as ideias do seu segundo parágrafo são completamente jogadas e pouco discorridas, sem contar a falta de um fechamento. Assim, é evidente que também está embrionário. Dessa forma, sua competência 2 deve ficar com 80 pontos. Em seguida, nota-se dois erros gramaticais , os quais- conforme o novo manual- colocam-te com 160 pontos na competência 1.
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