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#85166
Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. No entanto, tal premissa não é verificada na realidade contemporânea, já que aqueles com uma renda substancialmente maior, quando comparado aos indivíduos carentes, possuem uma qualidade de vida gritantemente superior. Isso se dá, por princípio, pela concentração de dinheiro na minoria da população, a qual resulta em diversas consequências. Nessa perspectiva, a desigualdade e a grande dificuldade (e quase impossibilidade) de mudança econômica são efeitos notórios da problemática.

As presentes classes sociais separam a população em camadas, fazendo assim com que a sociedade fique heterogênea e individualista. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, a sociedade moderna está cada vez mais egoísta. Nesse sentido, as elites e o governo dificilmente dão a atenção necessária às massas que estão na pobreza, cujas vivenciam as consequências da desigualdade, ignorando-as como se valessem menos que aqueles financeiramente fartos. Dessa forma, aqueles que estão nas classes mais inferiores enfrentam desafios, como moradias precárias, insegurança alimentar, saneamento básico parco, etc.

Ademais, a imobilidade social é muito evidente e preocupante. Na obra literária "Os sete maridos de Evelyn Hugo", a protagonista nasce em uma família pobre e consegue ascender na área da atuação, ficando, assim, milionária. Paralelamente a isso, na realidade tal mudança é dificilmente realizada, já que quem nasce nas classes baixas, muito provavelmente morrerá na mesma. O fenômeno apresentado também acontece com as pessoas de classe superior, fazendo, deste modo, com que a renda fique concentrada sempre nas respectivas familias. Em suma, a indisponibilidade educacional econômica para a maior parte da população colabora para que essa herança econômica imutável se realce.

Portanto, medidas são necessárias para resolver ou, minimamente, amenizar os efeitos negativos da concentração de renda. Sendo assim, o governo deve dar mais atenção às pessoas necessitadas, criando campanhas de arrecadação de dinheiro e fazendo doações de cestas básicas e moradias. Ainda mais, em conjunto ao Ministério da Educação, a autoridade deve complementar a agenda escolar com disciplinas como administração financeira e gestão empresarial para que todos tenham a chance de crescer monetariamente. Dessa forma, será possível se aproximar da igualdade tanto sonhada por muitos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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#85168
Aqui está a minha análise da sua redação:

Introdução
Nenhum erro aqui! Estruturalmente e ortograficamente, a redação está impecável. Espero, então, que, no D1, seja trabalhada a tese 1, isto é, a desigualdade e, posteriormente, que, no D2, seja trabalhada a tese 2, ou seja, a grande dificuldade de mudança econômica.

D1
Desenvolvimento incrível! Apenas tente não usar “etc.”, pois ele não é um mecanismo adequado para uma redação. Correto: Moradias precárias, insegurança alimentar e saneamento básico parco. Além disso, tente começar seus parágrafos com um operador argumentativo interparágrafo, a exemplo do “diante desse cenário” ou o “nesse sentido”.

D2
Tente sempre colocar um conectivo para relacionar o tópico frasal com o repertório. Correto: Diante disso, na obra... Vejo, também, que essa falta de conectivo também é vista na relação entre uma frase e outra. Correto: Esse fenômeno também... Então, cuidado, pois essa quantidade de falta de conectivos pode diminuir o nível da Competência 4.
O fechamento do seu D2 ficou estranho. Eu não consegui entender o que seria essa “indisponibilidade educacional e econômica”. O ideal, portanto, seria você efetuar um fechamento crítico simples, como “enquanto esse fator se perpetuar, o problema continuará a afligir o país”.
Fora esses pontos, seu D2 ficou ótimo!

Conclusão
Lembre-se, as propostas não se complementam. Então, quando as duas propostas estão incompletas, elas não irão se complementar e, assim, será necessária a perda de pontos na Competência 5. Digo isso, pois cada proposta está incompleta. A primeira, por exemplo, possui apenas agente, detalhamento e ação, enquanto a segunda possui apenas ação, detalhamento, agente e finalidade.
Então, tente elaborar uma proposta que tenha todos os elementos: agente, meio, ação, finalidade e detalhamento.

Pensamentos finais
Sua redação ficou muito boa! Apenas melhore alguns aspectos nas competências 4 e 5. Um abraço!

O impossível era impossível, até que alguém tentou e conseguiu.
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#85179
Sua redação está muito boa! Melhorando esses pontos já comentados pelo João você irá 960/1000 em todas as suas redações! Qualquer coisa é só me marcar... :)
Cuide para não repetir os conectivos e sempre coloque um para ligar os parágrafos!

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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#85181
Mylike escreveu:Sua redação está muito boa! Melhorando esses pontos já comentados pelo João você irá 960/1000 em todas as suas redações! Qualquer coisa é só me marcar... :)
Cuide para não repetir os conectivos e sempre coloque um para ligar os parágrafos!
Obrigada pelo apoio e pela dica! Pode deixar que, de agora em diante, vou tomar cuidado para não repetir o mesmo erro.
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