Em primeiro lugar, os conflitos de relacionamento, principalmente nos ambientes familiar e acadêmico, causam exclusão social e contribuem para o crescimento do problema. Dessa forma, por terem a saúde mental comprometida, muitos jovens desenvolvem tendências suicidas. Com relação a isso, o portal "Tua Saúde" aponta as principais causas de suicídio entre os jovens como sendo a depressão, problemas amorosos e familiares, uso de drogas ou álcool, traumas emocionais e o diagnóstico de doenças, reforçando a idéia do suicídio relacionado a conflitos de convivência.
Em acréscimo, a expansão da internet, fez crescer a busca por padrões para a aceitação, além de difundir o "ódio virtual", fatos os quais levam à depressão. Nesse contexto, no ano de 2020 a Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de Goiás publicou um artigo científica aonde relacionou o uso excessivo das redes sociais com os aumentos nos casos de suicídio e apontou o "cyberbullying" como umas das principais causas, o que reafirmou a necessidade de controle de conteúdos na internet.
Portanto, pontuados os aspectos os quais contribuem para o problema em questão, é mister a atuação efetiva do governo. Diante disso, o Ministério da Saúde deve criar redes de apoio à saúde mental. Para isso, é necessário destinar verbas para a contratação de psicólogos, a fim de oferecer ajuda emocional a jovens vítimas de bullying ou qualquer outro tipo de violência. Ademais, o Ministério da Justiça, em parceria com as redes sociais, devem inibir discursos de ódio na internet, por meio de leis voltadas a crimes cometidos em ambiente virtual. Adotadas essas medidas, será possível atenuar o índice de suicídio entre os jovens no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.