Diante desse cenário, cabe ressaltar como a instabilidade das relações influenciou negativamente o hábito da leitura. Segundo o sociólogo contemplado Zygumnt Bauman, a pós-modernidade é marcada pela liquidez das relações sociais, ou seja, tudo é frágil e superficial. Nesse sentido, o conceito se aplica ao hábito da leitura pois, as pessoas, por terem uma vasta gama de informações, graças à internet, querem consumir mais conteúdos, no menor tempo possível. Dessa forma, optam por textos curtos, diretos, sem profundidade e sem reflexões do indivíduo, o que gera uma ilusão de conhecimento.
Por consequência desse insólito hábito da leitura, impactos indesejáveis são repercutidos na sociedade. Tais como: a limitação da imaginação, a incapacidade de argumentação e de formar valores de pensamento analíticoindividual e a tendência à intolerância. Com isso, a sociedade fica cada vez mais distante do modelo grego e fica mais próxima da cultura de massa de Adorno e Horkheimer, da Escola filosófica de Frankfurt, em que se preza pela homogenização dos indivíduos em detrimento de suas singularidades, o que, lamentavelmente, a longo prazo, irá prejudicar a diversidade cultural.
Fica evidente, portanto, que medidas de políticas públicas devem ser tomadas para resolver o impasse. Dessa forma, fica a cargo do Estado, através do Ministério da Cidadania, fazer campanhas e propagandas que incentive o hábito da leitura e mostre sua importância, tanto para o indivíduo, quanto para o corpo social. Essa atitude deverá ser realizada por meio de parcerias com as mídias de engajamento com o objetivo de resgatar a prática de ler que fora perdida durante a era digital. Someente assim, a valorização da leitura, assim como na Antiga Grécia, voltará a ter a devida importância na contemporaneidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.