• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#92398
Monteiro Lobato um dos maiores escritores brasileiros, famoso pelos seus livros infantis, como as fábulas que contém diversos ensinamentos de forma criativa. Nisso, a criança desenvolve a capacidade cognitiva e o estímulo à criatividade, porém não há um estímulo e incentivo adequado para a literatura infantil.
Primeiramente, é importante destacar que as escolas não utilizam uma forma de incentivar a literatura nos primeiro anos da alfabetização, a qual é muito importante para o desenvolvimento cognitivo da criança. De acordo com o pesquisador do Instituto do Cérebro (InsCer) Augusto Buchweitz,sobre o estímulo à leitura, as crianças desenvolvem a capacidade de associar os sons da língua aos símbolos, desenvolvem a concentração, memória e raciocínio, apesar disso, a escolas tornam a prática da leitura algo repetitivo e cansativo.
Outro ponto de vista, é a importância da leitura para criatividade, pois, é uma habilidade que a criança levará para a vida toda. A criatividade é necessária para a formação da identidade da criança, criação de novos projetos e encontrar as melhores soluções para resolver as diferentes questões do dia a dia. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, comprovou que as crianças que participam de atividades criativas na infância têm mais chance de se tornarem adultos inventores, por isso, a prática da leitura é muito importante e a maioria dos pais não têm essa prática do incentivo.
Portanto, pode-se perceber a falta de incentivo pelas escolas e pais, prejudicam a criança no seu desenvolvimento pessoal e cognitivo. Assim as escolas devem fazer atividades estimulantes a leitura de forma não cansativa, como exemplo,os alunos de uma escola precisam conhecer a biblioteca e saber como podem pegar livros emprestados desse modo, se sentirem confortáveis nesse ambiente, também, os pais devem estimular a leitura para o filhos, dando o exemplo e buscando algo que a criança goste, a fim de desenvolver a criança e tornar um adulto mais competente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

0
#92713
Bom dia! Aqui vai a minha análise completa:
ERRO
OBSERVAÇÃO
COMENTÁRIO

TEMA: LER É NECESSÁRIO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Introdução: Monteiro Lobato um dos maiores escritores brasileiros, famoso pelos seus livros infantis, como as fábulas que contém diversos ensinamentos de forma criativa. Nisso, a criança desenvolve a capacidade cognitiva e o estímulo à criatividade, porém não há um estímulo e incentivo adequado para a literatura infantil.
- Problemas com vírgulas.
- Ficou extremamente vago, Monteiro escreve livros -> crianças leem os seus livros -> não estimula a literatura infantil??
- Você argumentou pouco e não concluiu a introdução, faltaram teses.

Desenvolvimento 1: Primeiramente, é importante destacar que as escolas não utilizam uma forma de incentivar a literatura nos primeiro anos da alfabetização, a qual é muito importante para o desenvolvimento cognitivo da criança(fontes?). De acordo com o pesquisador do Instituto do Cérebro (InsCer) Augusto Buchweitz, sobre o estímulo à leitura, as crianças desenvolvem a capacidade de associar os sons da língua aos símbolos, desenvolvem a concentração, memória e raciocínio, apesar disso, a escolas tornam a prática da leitura algo repetitivo e cansativo.
- Faltou conclusão.
- Problemas com vírgulas.


Desenvolvimento 2: Outro ponto de vista, é a importância da leitura para criatividade, pois, é uma habilidade que a criança levará para a vida toda. A criatividade é necessária para a formação da identidade da criança, criação de novos projetos e encontrar as melhores soluções para resolver as diferentes questões do dia a dia. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, comprovou que as crianças que participam de atividades criativas na infância têm mais chance de se tornarem adultos inventores, por isso, a prática da leitura é muito importante e a maioria dos pais não têm essa prática do incentivo.
- Problemas com vírgulas.
- Faltou conclusão.


Conclusão: Portanto, pode-se perceber a falta de incentivo pelas escolas e pais, prejudicam a criança no seu desenvolvimento pessoal e cognitivo. Assim as escolas(AGENTE) devem fazer atividades estimulantes a leitura de forma não cansativa(AÇÃO), como exemplo, os alunos de uma escola precisam conhecer a biblioteca e saber como podem pegar livros emprestados desse modo, se sentirem confortáveis nesse ambiente, também, os pais devem estimular a leitura para o filhos, dando o exemplo e buscando algo que a criança goste, a fim de desenvolver a criança e tornar um adulto mais competente(EFEITO).
- Problemas com vírgulas.
- Faltou o modo e o detalhamento.


REVISÃO GERAL: Parabéns pela redação! Alguns pontos que anotei:
- Você segue um padrão de escrita diferente do convencional, não que esteja errado, porém, está incompleto, você precisa deixar claro para o leitor as ideias que vai abordar nos desenvolvimentos e concluí-los para concretizar o seu ponto, como a redação é modelo ENEM, é exigido do candidato que expresse a sua opinião, senti que faltou isso na sua redação. C3
- Se atente mais às vírgulas. C1
- Algumas partes ficaram mal construídas, pecou um pouco na questão do uso dos conectivos. C4
- É legal que você tenha exemplificado a sua proposta de intervenção mas se atente aos 5 principais critérios da conclusão! C5
- Por fim, o ENEM exige comumente uma problematização do tema, cuidado para não fazer um texto unicamente informativo! C3

As ideias que revolucionam o mundo avançam a passo miúdo.
- Hegel
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
151 Exibições
por Vickfranklin
A dificuldade no hábito de ler
por Kaua05    - In: Outros temas
0 Respostas 
139 Exibições
por Kaua05
1 Respostas 
338 Exibições
por Moon199
0 Respostas 
98 Exibições
por Lysandra
0 Respostas 
227 Exibições
por Stellacosta
0 Respostas 
144 Exibições
por Mirellye
Educação sexual infantil
por jords34    - In: Outros temas
0 Respostas 
27 Exibições
por jords34
Educação sexual infantil
por jords34    - In: Outros temas
1 Respostas 
69 Exibições
por Katsmoking
Educação sexual infantil
por jords34    - In: Outros temas
0 Respostas 
32 Exibições
por jords34
1 Respostas 
113 Exibições
por Giuliaa1

Na Escócia, país da Grã-Breta[…]

A água é uma questão que vem […]

Os desafios para a atenuação dos efe[…]

1 bez

bom dia, R. li seu texto e minhas observaç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM