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Por Wiliam
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No filme “Era o Hotel Cambridge”, de Eliane Caffé, é mostrado as dificuldades enfrentadas por refugiados que chegaram à São Paulo, principalmente em relação à moradia e interação social, fazendo um paralelo com a situação real encarada por muitas pessoas, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Diante disso, pode-se afirmar que estes fugitivos de conflitos nacionais enfrentam grandes dificuldades de sobreviverem em novos lugares, visto que a xenofobia é ainda muito latente no planeta e as diferenças culturais dificultam a adaptação.

Como já dizia o renomado físico Albert Einsten, “É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”, por isso, ainda vemos tantas demonstrações de desprezo ao estrangeiro no planeta, que são alimentadas por valores históricos herdados de uma época em que o nacionalismo e a discriminação estiveram em alta. Com isso, percebe-se que os refugiados enfrentam grandes barreiras sociais discriminatórias que impedem a sua convivência pacífica com um povo desconhecido.

De maneira geral, é perceptível que cada país tem suas manifestações culturais próprias. Diante disso, os recém-chegados não conseguem acompanhar os costumes, tradições, hábitos, regras e linguagens locais, dificultando a sua comunicação, prejudicando assim seu acesso a moradias, postos de emprego e alimentação, pondo em risco a sua estabilidade na nova casa. Uma prova disso é que a dificuldade para encontrar trabalho é o principal problema enfrentado por 66% de pessoas nesta condição no Brasil, conforme revelou a pesquisa realizada pela ONG “Estou Refugiado” em 2021.

Após estas considerações, torna-se inegável o fato de que atualmente há inúmeros obstáculos que impedem a sobrevivência dos refugiados em suas novas terras. Por isso, faz-se necessário que os Estados realizem projetos educacionais, através do ensino nas escolas, a fim de acabar com a discriminação, formando jovens instruídos a respeitar o próximo. É imprescindível também que a ONU, em parceria com os poderes legislativos de seus países-membros, promova políticas de inclusão social, através de sua influência em fomentar discussões em torno de leis que forcem a garantia de direitos aos estrangeiros em situação de refúgio, com o intuito de garantir uma condição humanizada de sobrevivência, facilitando a sua inserção na sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 144

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 152

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Myllene02
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#97155
"No filme “Era o Hotel Cambridge”, de Eliane Caffé, é mostrado as dificuldades enfrentadas por refugiados que chegaram à São Paulo, principalmente em relação à moradia e interação social, fazendo um paralelo com a situação real encarada por muitas pessoas, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Diante disso, pode-se afirmar que estes fugitivos de conflitos nacionais enfrentam grandes dificuldades de sobreviverem em novos lugares, visto que a xenofobia é ainda muito latente no planeta e as diferenças culturais dificultam a adaptação."

Não encontrei erros aqui.

"Como já dizia o renomado físico Albert Einsten, “É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”, por isso, ainda vemos tantas demonstrações de desprezo ao estrangeiro no planeta, que são alimentadas por valores históricos herdados de uma época em que o nacionalismo e a discriminação estiveram em alta. Com isso, percebe-se que os refugiados enfrentam grandes barreiras sociais discriminatórias que impedem a sua convivência pacífica com um povo desconhecido."

- Você poderia ter usado um conectivo para dar coesão
- Que valores históricos são esses?
- Que barreiras sociais são essas?


"De maneira geral, é perceptível que cada país tem suas manifestações culturais próprias. Diante disso, os recém-chegados não conseguem acompanhar os costumes, tradições, hábitos, regras e linguagens locais, dificultando a sua comunicação, prejudicando assim seu acesso a moradias, postos de emprego e alimentação, pondo em risco a sua estabilidade na nova casa. Uma prova disso é que a dificuldade para encontrar trabalho é o principal problema enfrentado por 66% de pessoas nesta condição no Brasil, conforme revelou a pesquisa realizada pela ONG “Estou Refugiado” em 2021."

- Esse conectivo não ficou muito bom, poderia ter usado um de adição (Ademais, Além disso...)
- Aqui você poderia usar um tópico frasal e essa frase ser um aprofundamento, ficaria mais coeso.

Após estas considerações, torna-se inegável o fato de que atualmente há inúmeros obstáculos que impedem a sobrevivência dos refugiados em suas novas terras. Por isso, faz-se necessário que os Estados realizem projetos educacionais, através do ensino nas escolas, a fim de acabar com a discriminação, formando jovens instruídos a respeitar o próximo. É imprescindível também que a ONU, em parceria com os poderes legislativos de seus países-membros, promova políticas de inclusão social, através de sua influência em fomentar discussões em torno de leis que forcem a garantia de direitos aos estrangeiros em situação de refúgio, com o intuito de garantir uma condição humanizada de sobrevivência, facilitando a sua inserção na sociedade.

- Poderia especificar como esse projeto educacional seria executado (se é por palestras, aulas, etc)

----------- OBSERVAÇÕES ----------
C1 - Escrita boa
C2 - Parabéns
C3 - Tem potencial para argumentação, mas precisa aprofundar mais
C4 - Precisa organizar os períodos
C5 - precisa especificar o que e quem fará a intervenção

Não sou profissional, fique à vontade para discordar e espero ter ajudado ✨

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" - Leonardo da Vinci
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Por ManoelSan
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#97253
Opa, William!

Estás no caminho certo, contudo, recomendo que assista aos vídeos do @francis para ter uma ideia melhor de estruturação.

Bons estudos, William!
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