Por Mateusof
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#61759
O artigo 215 da Constituição Federal assegura que o Estado deverá garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso a fontes de conhecimento nacional. No entanto, na prática, tal acesso ao meios culturais é deturpado, uma vez que os desafios da produção artística no Brasil apresentam barreiras, as quais dificultam a concretização dessa lei. Diante disso, destacam-se dois aspectos importantes: a ausência do ensino da arte nas escolas, bem como a falta de incentivo do governo.
Sob esse viés, vale destacar a ausência do ensino da arte nas escolas. Segundo a enfermeira e educadora americana, Cloire Fogin, o conhecimento lhe dará a oportunidade de fazer a diferença. Pensando nisso, o estudo da arte se faz necessário, para que o indivíduo desenvolva conhecimentos para a construção pensamentos artísticos e habilidades práticas. Contudo, muitas escolas do país não têm esse meio de conhecimento como grade pedagógica a ser ensinada, pois, não dispõe de recursos como profissionais voltados para a área, nem recursos governamentais para a implantação de tal método de aprendizado.
Ademais, a falta de incentivo por parte do governo atua como promotor do problema. Segundo o economista norte-americano, Milton Friedman, a solução do governo para um problema é usualmente tão ruim quanto o problema. Esse panorama nefasto ocorre porque o governo negligência ações que podem impulsionar a produção artística no Brasil, como festivais de arte e acervos em locais periféricos. Isso pode ser observado pelo fato de tal órgão nacional investir de forma passiva na cultura artística do país. Desse modo, faz-se necessário um olhar mais amplo do governo para essa questão.
Portanto, ações são necessárias para institucionalizar a produção cultural no Brasil. Para isso, o Ministério da Educação deve apresentar formas de implantar o ensino da arte nas escolas. Isso pode ser feito por meio de aulas práticas semanais, com profissionais da área, no intuito de incentivar os estudantes a desenvolverem habilidades artísticas. Além disso, é dever do Ministério da Cultura promover festivais publicitários de arte no meio das ruas, trazendo obras das diversas formas de cultura nacional, bem como construir centros públicos de arte em locais periféricos, a fim levar a arte para todos. Dessa maneira, tais ações contribuem para que o art.215 da Constituição Federal seja efetivado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
58 Exibições
por Shte
0 Respostas 
45 Exibições
por Shte
0 Respostas 
126 Exibições
por Gicamila15
0 Respostas 
100 Exibições
por aaaviviviao
0 Respostas 
95 Exibições
por Banpadam
0 Respostas 
96 Exibições
por AnaIsraelly
0 Respostas 
81 Exibições
por duda16souza
3 Respostas 
176 Exibições
por jamillyds
0 Respostas 
203 Exibições
por Ias23
2 Respostas 
126 Exibições
por flaviaero

https://futeboldeapostas.com/ é meu recurso[…]

Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM