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Por Anninha
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#61660
No livro "Utopia" de Thomas More, é retratado um ambiente ideal, no qual a consciência coletiva e eficiência do Estado são ferramentas cruciais para o avanço da nação. Fora da obra, é fato que a recusa social em aceitar fatos científicos impede a concretização dos planos de More, já que representa um obstáculo para uma sociedade alienada e passiva como a brasileira. Nesse sentido, a forte mentalidade individualizada associada ao desvio de atenção do Estado, proporciona amplo sentimento de negação a fatos comprovados.
Em primeiro lugar, é válido reconhecer que o negacionismo científico é uma ocorrência atual. Isso, infelizmente, é uma consequência direta da mentalidade social formulada em padrões culturais. Além disso, é por causa dessa bolha sociocultural, que a alienação é formada: ao presenciar o crescimento gradativo e frequente da falta de informações instituída a termos novos, as pessoas tendem a habituar-se ao confortável. De acordo com a escritora Simone Beauvoir, vive-se uma realidade firmada no senso comum, em que o conhecimento popular, adquirido pela observação e repetição de questões, formam estereótipos. Paralelamente, percebe-se que o indivíduo, inserido nesse panorama, é condicionado a padronizar a opressão a novidades como um fato cotidiano e normal, seguindo alienado.
Por conseguinte, nota-se um aumento da negligência governamental acumulando-se na sociedade. Conforme a "Atitude Blasé"- termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel- ocorre quando o sujeito passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção. Em priori, esse termo se assemelha ao descaso com problemas sociais transmitidos pelo Estado, que por efeito, encoraja a população a ignorar os novos vislumbres tecnológicos e descobertas, tornando-se ignorante diante do problema, e cooperando com o surgimento de impactos. Sob esse prisma, entende -se que, ao analisar a permanência do determinismo e negacionismo adotado por campos nacionais o ser humano inclina a adotar essa "Atitude", tornando-se passivo e inerte com a problemática.
Fica exposta, portanto, a necessidade de medidas para mitigar a indiferença com a ciência. Destarte, as Secretarias de Educação devem desenvolver projetos educacionais, por meio de palestras e de dinâmicas que levem profissionais a debateram sobre aspectos científicos enfrentados no cotidiano, uma vez que diferentes perspectivas sensibilizam os estudantes. Outrossim, o Ministério da Saúde, aliado a mídias, deve redigir propagandas que visem informar a sociedade sobre os impactos de negar a ciência, a fim de mostrar seus impasses sociais, e se fazer presente em assuntos que envolvam o dever do governo. Somente assim, será possível combater o problema e obter um local como na “Utopia” de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por camis23
#61671
@Anninha, olá, boa-noite! irei corrigir sua redação, ok?!

No livro "Utopia" de Thomas More, é retratado um ambiente ideal, no qual a consciência coletiva e a(Atente-se ao paralelismo) eficiência do Estado são ferramentas cruciais para o avanço da nação. Fora da obra, é fato que a recusa social em aceitar fatos científicos impede a concretização dos planos de More, já que representa um obstáculo para uma sociedade alienada e passiva como a brasileira. Nesse sentido, a forte mentalidade individualizada associada ao desvio de atenção do Estado, proporciona amplo sentimento de negação a fatos comprovados.

Em primeiro lugar, é válido reconhecer que o negacionismo científico é uma ocorrência atual. Isso, infelizmente, é uma consequência direta da mentalidade social formulada em padrões culturais. Além disso, é por causa dessa bolha sociocultural, que a alienação é formada: ao presenciar o crescimento gradativo e frequente da falta de informações instituída a termos novos, as pessoas tendem a habituar-se ao confortável. De acordo com a escritora Simone Beauvoir, vive-se uma realidade firmada no senso comum, em que o conhecimento popular, adquirido pela observação e repetição de questões, formam estereótipos. Paralelamente, percebe-se que o indivíduo, inserido nesse panorama, é condicionado a padronizar a opressão a novidades como um fato cotidiano e normal, seguindo alienado.

Por conseguinte, nota-se um aumento da negligência governamental acumulando-se na sociedade. Conforme a "Atitude Blasé" - termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel - ocorre quando(Com o conectivo que você fez uso no início do período, essa construção se faz desnecessária) o sujeito passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção. Em priori, esse termo se assemelha ao descaso com problemas sociais transmitidos pelo Estado, que por efeito, encoraja(Veja bem, as condições de marginalização social e ausência de políticas públicas pelo Estado não encorajam as pessoas a se tornarem ignorantes diante das inovações, pois elas são submetidas àquela situação, não há questão de escolha entre permanecer ou não ignorante) a população a ignorar os novos vislumbres tecnológicos e descobertas, tornando-se ignorante diante do problema, e cooperando com o surgimento de impactos. Sob esse prisma, entende-se que, ao analisar a permanência do determinismo e do negacionismo adotado por campos nacionais o ser humano inclina a adotar a "Atitude Blasé", tornando-se passivo e inerte com a problemática.

Fica exposta, portanto, a necessidade de medidas para mitigar a indiferença com a ciência. Destarte, as Secretarias de Educação devem desenvolver projetos educacionais, por meio de palestras e de dinâmicas que levem profissionais a debateram sobre aspectos científicos enfrentados no cotidiano, uma vez que diferentes perspectivas sensibilizam os estudantes. Outrossim, o Ministério da Saúde, aliado a mídias, deve redigir(Muita cautela ao inserir esse vocábulo, pois estará se limitando a esfera apenas verbal, sem apoio de outros veículos de comunicação, como televisão, rádio e internet, pois redigir se remete somente à escrita. Melhor seria inserir "criar") propagandas que visem informar a sociedade sobre os impactos de negar a ciênciaDetalhe melhor a forma que a ação será desenvolvida), a fim de mostrar seus impasses sociais, e se fazer presente em assuntos que envolvam o dever do governo. Somente assim, será possível combater o problema e obter um local como na “Utopia” de More.

COMENTÁRIO: Seu texto obedece à estrutura dissertativa-argumentativa. Apenas algumas ressalvas que quero fazer, sobretudo, acerca do uso conveniente de algumas construções ao longo do texto, sobre os paralelismos e acerca do detalhamento do segundo agente na proposta de intervenção. No mais, você apresenta domínio dos critérios exigidos para a produção, insere conclusão com retomada da introdução, faz uma discussão pertinente nos parágrafos de argumentação e faz a conclusão dos mesmos com retomada do repertório utilizado no início de cada um. Você apresenta potencial, com esforço e treino vai garantir uma boa nota na prova. :)
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