Em primeiro lugar, é válido reconhecer que o negacionismo científico é uma ocorrência atual. Isso, infelizmente, é uma consequência direta da mentalidade social formulada em padrões culturais. Além disso, é por causa dessa bolha sociocultural, que a alienação é formada: ao presenciar o crescimento gradativo e frequente da falta de informações instituída a termos novos, as pessoas tendem a habituar-se ao confortável. De acordo com a escritora Simone Beauvoir, vive-se uma realidade firmada no senso comum, em que o conhecimento popular, adquirido pela observação e repetição de questões, formam estereótipos. Paralelamente, percebe-se que o indivíduo, inserido nesse panorama, é condicionado a padronizar a opressão a novidades como um fato cotidiano e normal, seguindo alienado.
Por conseguinte, nota-se um aumento da negligência governamental acumulando-se na sociedade. Conforme a "Atitude Blasé"- termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel- ocorre quando o sujeito passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção. Em priori, esse termo se assemelha ao descaso com problemas sociais transmitidos pelo Estado, que por efeito, encoraja a população a ignorar os novos vislumbres tecnológicos e descobertas, tornando-se ignorante diante do problema, e cooperando com o surgimento de impactos. Sob esse prisma, entende -se que, ao analisar a permanência do determinismo e negacionismo adotado por campos nacionais o ser humano inclina a adotar essa "Atitude", tornando-se passivo e inerte com a problemática.
Fica exposta, portanto, a necessidade de medidas para mitigar a indiferença com a ciência. Destarte, as Secretarias de Educação devem desenvolver projetos educacionais, por meio de palestras e de dinâmicas que levem profissionais a debateram sobre aspectos científicos enfrentados no cotidiano, uma vez que diferentes perspectivas sensibilizam os estudantes. Outrossim, o Ministério da Saúde, aliado a mídias, deve redigir propagandas que visem informar a sociedade sobre os impactos de negar a ciência, a fim de mostrar seus impasses sociais, e se fazer presente em assuntos que envolvam o dever do governo. Somente assim, será possível combater o problema e obter um local como na “Utopia” de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.