Avatar do usuário
Por jaqueramos
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#61383
Na série televisiva "Black Mirror", em um determinado episódio é retratado o uso excessivo das redes sociais e a utilização da imagem como um meio de se sobrepor na sociedade. Analogamente, no Brasil, pode-se observar o crescimento alarmante da idealização do corpo e da vida perfeita nas mídias e, com isso, a frustração e os impactos negativos sob a autoestima das pessoas. Nesse sentido, convém analisar as principais causas, consequência e possível medida a esse desafio.
Diante desse cenário, vale ressaltar a relevância da influência midiática sobre a problemática. Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, o homem é não só formador da sociedade como também é produto dela. Desse modo, constata-se que a supervalorização da imagem na contemporaneidade contempla o fato de que as pessoas são cada vez mais influenciadas pelo modo de vida e aparências físicas apresentados nas mídias sociais como o Instagram e o Facebook. É, pois, nociva a concepção de muitos consumidores sobre seus próprios corpos, provocada por esses meios de comunicação, o que leva à, muitas vezes, a um descontentamento e a processos cirúrgicos perigosos.
Além disso, cabe destacar como consequência a insatisfação com a aparência e o surgimento de problemas psicológicos e alimentares por quem busca um corpo padronizado. De acordo com os dados da OMS, cerca de 10% dos jovens brasileiros sofre de transtornos alimentares como anorexia e bulimia. Dessa forma, esse dado preocupante evidencia que os jovens são os mais suscetíveis a serem atingidos, pois estão um maior tempo expostos às redes sociais e, também, pela necessidade do sentimento de pertencimento da juventude.
Portanto, é necessário que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para isso, o governo federal aliado à mídia comunicativa deve, por meio de verbas governamentais, criar campanhas publicitárias com a participação de nutricionistas e psicólogos, com o intuito de gerar o debate sobre a importância da autoaceitação e da saúde mental e corporal acima da imagem nas redes sociais. Somente assim, a sociedade brasileira estará distante da realidade ficcional apresentada em "Black Mirror".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por camis23
#61426
@jaqueramos, olá, boa-noite! posso corrigir sim.

Na série televisiva "Black Mirror", em um determinado episódio é retratado o uso excessivo das redes sociais e a utilização da imagem como um meio de se sobrepor na sociedade. Analogamente, no Brasil, pode-se observar o crescimento alarmante da idealização do corpo e da vida perfeita nas mídias e, com isso, a frustração e os impactos negativos sob a autoestima das pessoas. Nesse sentido, convém analisar as principais causas, consequência e possível medida a esse desafio.(Boa introdução. Usou repertório pertinente, traçou o contraponto entre o repertório e o cenário atual, e explicitou a tese)

Diante desse cenário, vale ressaltar a relevância da influência midiática sobre a problemática. Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, o homem é não só formador da sociedade como também é produto dela. Desse modo, constata-se que a supervalorização da imagem na contemporaneidade contempla o fato de que as pessoas são cada vez mais influenciadas pelo modo de vida e pelas aparências físicas apresentados nas mídias sociais como o Instagram e o Facebook. É, pois, nociva a concepção de muitos consumidores sobre seus próprios corpos, provocada por esses meios de comunicação, o que leva à, muitas vezes, a um descontentamento e a processos cirúrgicos perigosos.(Gostei da sua discussão, você faz uma análise assertiva acerca do fator potencializador da problemática e utiliza o repertório da forma correta. A única ressalva que eu gostaria de fazer é acerca da conclusão, ao final do parágrafo, corroborando sua fala, entre sua discussão e o repertório utilizado)

Além disso, cabe destacar como outra consequência desse imbróglio(Atente-se ao fato de que você não pode deixar subtendido, explicite a o quê você se refere) a insatisfação com a aparência e o surgimento de problemas psicológicos e alimentares por quem busca um corpo padronizado. De acordo com os dados da OMS, cerca de 10% dos jovens brasileiros sofre de transtornos alimentares como anorexia e bulimia. Dessa forma, esse dado preocupante evidencia que os jovens são os mais suscetíveis a serem atingidos, pois estão um maior tempo expostos às redes sociais e, também, pelo afloramento do sentimento de necessidade de pertencimento por parte da juventude.(Modifiquei essa construção pois ela estava um pouco desconexa. Em relação ao parágrafo gostaria de frisar acerca da discussão um pouco superficial e a ausência da conclusão no final do mesmo. Sua argumentação poderia se tornar mais consistente se você aprofundasse mais na questão dos jovens em si, trazendo a discussão em torno de questionamentos, como "por que a influência das mídias em si são um potencial para o despontamento de patologias mentais como ansiedade e depressão? por que a imagem se tornou um objeto para sociedade? e por que essa mesma imagem que se tornou supervalorizada se tornou motivo para o despontamento de discursos de ódio contra as outras pessoas?"

Portanto, é necessário que sejam tomadas providências para amenizar o quadro que se delineia com a supervalorização da imagem nas redes sociais(Aqui é preferível você evidenciar que precisam ser tomadas medidas para atenuar a problemática do texto em si). Para isso, o Governo Federal, aliado à mídia comunicativa, deve, por meio de verbas governamentais, criar campanhas publicitárias com a participação de nutricionistas e psicólogos, com o intuito de gerar o debate sobre a importância da autoaceitação e da saúde mental e corporal acima da imagem nas redes sociais. Somente assim, a sociedade brasileira estará distante da realidade ficcional apresentada em "Black Mirror".(A intervenção está boa, mostra o agente e a conclusão corretas. Porém, falta o detalhamento da forma como o agente vai proceder)

COMENTÁRIO: Seu texto obedece à estrutura dissertativa-argumentativa. Há desvios gramaticais que merecem atenção, mas, queria frisar acerca da importância de ser intensificada a discussão nos parágrafos 2 e 3, pois isso é o que diferencia totalmente seu texto dos demais. Não deixe de se atentar também ao detalhamento imprescindível na intervenção. Fora isso, você se saiu bem nessa produção. :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
150 Exibições
por Lelexcst
0 Respostas 
106 Exibições
por Damarysbg
0 Respostas 
164 Exibições
por anavlb
0 Respostas 
148 Exibições
por gabi1101
0 Respostas 
360 Exibições
por kettylleana
0 Respostas 
142 Exibições
por kmlnara
0 Respostas 
75 Exibições
por Alunxchelle
0 Respostas 
83 Exibições
por Mariana2137
Cancelamento Nas Redes sociais
por 73928382juuu    - In: Outros temas
0 Respostas 
64 Exibições
por 73928382juuu
Os discursos de ódio nas redes sociais
por Geovanas14    - In: Outros temas
0 Respostas 
107 Exibições
por Geovanas14

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM