Por Schoginer
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No filme "Todos nós, cinco milhões", é retratado a vida de vinte e duas mulheres que exercem tanto o papel de mãe como o de um pai, devido ao abandono paterno. Fora da ficção, a realidade apresentada não é diferente, visto que, ainda é discutido hodiernamente a importância do abandono paternal. Essa problemática é causada devido sobretudo, ao pai não querer ficar preso a uma família e a contextos históricos. Logo, são necessárias medidas governamentais no combate a esse mal do século XXI.

Com efeito, na sociedade contemporânea, muitos futuros pais abandonam sua parceira quando descobrem a gravidez, pois não querem formar uma família. Em relação a isso, segundo o escritor russo Leon Tolstoi "A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família". Em outras palavras, a criança que nasce sem receber o afeto de uma mãe e um pai, não teria uma felicidade verdadeira, pois é imprescindível a figura dos pais para gerar essa felicidade. Portanto, deve-se informar a população sobre os males da falta de uma família estruturada.

Ademais, a questão da falta de uma figura paterna pode ser vista através da História. No Primeiro Reinado brasileiro, por exemplo, era cultuado uma sociedade patriarcal em que, muitas vezes a mulher era a que deveria fazer os trabalhos domésticos e o pai deveria ser quem trabalhava para sustentar a família sem ter um grande contato com o filho. Hodiernamente, de certo modo, esse viés ainda persiste na sociedade quando, em 2016, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a mulher trabalha em afazeres domésticos com cerca de 73% a mais de horas que o homem. Em consequência disso, o filho tem apenas a mãe como uma figura central. Portanto, o governo deve dar mais atenção a essa situação preocupante.

Destarte, o abandono paternal é um problema grave e precisa ser discutido na sociedade. Para isso, o Governo -Órgão responsável por garantir o bem-estar social- deve alertar as famílias sobre os problemas da falta de uma figura paterna, por meio de propagandas veiculadas na televisão e nas redes sociais, com a participação de psicólogos e psiquiatras, com o fito de incentivar o pai a cuidar do filho. Além disso, o Ministério da Educação deve promover reuniões entre os pais para explicar como é importante ter a figura de um homem ajudando em casa. Desse modo, com essas medidas, os dados do IBGE serão diminuídos e o abandono paternal deixará de ser um mal para o século XXI.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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