Segundo Max Weber, todas nossas ações em sociedade são dotadas de uma intenção subjetiva, onde a escolha de outras pessoas influencia em nossas decisões. Com o advento das redes sociais, essa influência que causamos no outro ficou mais veloz. A todo momento vemos na internet fotos de corpos perfeitos, reflexo da conexão digital e do bombardeamento publicitário.
A web criou uma barreira entre aquilo que vemos como real e virtual. Deixamos de ver cidadões como seres com sentimentos, e os enxergamos como objetos, pois os apps desumanizam os indivíduos. A tela de nossos aparelhos nos distancia do coletivo, deixando os usuários mais individualistas e preocupados com benefícios, e não relações sinceras. Consequentemente, depositamos padrões e rótulos um nos outros, depósitos esses que nenhum ser sensível é capaz de carregar.
Paralelamente, as propagandas transmitidas ao público trazem corpos os quais são usados como referência, inspiração e apreço. Enquanto isso, corpos não contratados para publicidades são criticados e marginalizados. Dessa forma, o marketing contribui para a construção do conceito de belo e correto. Estima-se que, na última década, 67% das jovens não gostavam de si mesmas. Esses são os frutos que colhemos com a mídia não representativa.
Portanto, a comunicação por redes socias e a dicotomia entre realidade e mundo digital está matando brasileiros. No nosso país houve um aumento de 5,3 para 5,7 casos de suicídio a cada 100 mil habitantes, entre 2011 e 2015, período de maior crescimento da internet no Brasil. Deste modo, deve-se incluir - em todos níveis de ensino - matérias sobre inteligência emocional. Essas aulas conteriam dinâmicas de colaboração em grupo e contato com produtos midiáticos representativos, afim de reconectar os alunos ao coletivo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.