Por Schoginer
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Na série "Expresso do Amanhã", é retratada uma sociedade vivida em um trem que é dividido entre três classes sociais e a classe menos favorecida é obrigada a viver no chamado "fundo" que na série, é o local mais precário. Fora da ficção, a realidade apresentada hodiernamente não é diferente, visto que, ainda existe uma disputa pela distribuição de terras, no Brasil, e essa problemática é causada, devido, sobretudo à contextos históricos e sociais. Logo, são necessárias medidas governamentais no combate a esse mal do século XXI.
Com efeito, em meio a uma sociedade de constante desenvolvimento, ainda há sérios problemas quanto à persistência de problemas sociais. Em relação a isso, vale destacar o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que possuem como objetivo, uma reforma agrária e uma diminuição das desigualdades enfrentadas pela população. Além disso, em 2015 houve uma ocupação de mais de 4 mil famílias na cidade de Santa Helena em Goiás em uma busca de moradias. Logo, o governo deve dar mais atenção a essa situação preocupante.
Ademais, a falta de uma distribuição igualitária de territórios, pode ser vista através da História. Na colonização do Brasil, por exemplo, o país foi dividido em capitanias hereditárias comandadas por portugueses, que expulsaram a população índigena de suas aldeias. Hodiernamente, de certo modo, esse viés ainda persiste na sociedade, quando uma parcela da população não consegue encontrar locais para construir sua moradia. Portanto, esse resultado é previsível, pois, a perpetuação dessas desigualdades herdadas do passado, ainda são renovadas no presente.
Destarte, às disputas por uma melhor distribuição de terras são um problema grave e precisa ser combatido no Brasil. Para isso, o MST deve alertar a população sobre os problemas da má divisão territorial por meio de propagandas, veiculadas na televisão, e nas redes sociais, com a participação de lideranças políticas e celebridades que sofreram com esse problema, com o fito de diminuir as desigualdades sociais. Além disso, o governo -Órgão responsável por garantir o bem-estar social- deve destinar recursos financeiros para ONG's que ajudam na criação de moradias para famílias necessitadas. Desse modo, com essas medidas, as disputas por terras serão diminuídas e essa problemática deixará de ser um mal para o século XXI.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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