Por Jerllison
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#55193
Na novela "A Força do Querer", da autora Glória Perez, é retratada a violência que o personagem Ivan sofre por ser transgênero. Tal situação ocorre pela falta de empatia da sociedade com sua personalidade. Fora da ficção, esse problema está presente na rotina da população brasileira. Dessa forma, é imperiosa uma análise acerca do causador desse problema.
Diante desse cenário, cabe ressaltar que a ausência de uma educação básica com ênfase na importância da empatia é um grande impulsionador dessa problemática. Segundo o filósofo Emile Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e pensar. Nesse sentido, um jovem que durante sua vida escolar não tenha estudado sobre a relevância de compreender o outro tende a reproduzir um comportamento egoísta, tal como proposto por Emile Durkheim. Em síntese, faz-se mister a quebra desse ciclo.
Por conseguinte, manifestam-se altos índices de violência no Brasil. Conforme dados publicados pelo site "Gênero e Número", nove estados da Federação registraram crimes de ódio contra a orientação sexual. Nessa perspectiva, é necessário entender que o indivíduo, cuja vida tenha sido marcada pela escassez de empatia, cometerá delitos contra pessoas com características diferentes das suas.
Portanto, o Ministério da Educação, a fim de mitigar os efeitos da falta de empatia, deve, por intermédio de parcerias com os meios de comunicação de massa, como portal de notícias "G1" e a revista "Veja", promover campanhas publicitárias nas escolas e nas ruas a respeito da importância que a compreensão dos problemas de outras pessoas é importante para o convívio em sociedade. Desse modo, a falta de empatia nas interações humanas ocorrerá apenas na dramaturgia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 188

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 176

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 164

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 188

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por Maripxoto
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#55517
Depressão na sociedade

A sociedade hoje em dia enfrenta diversas doenças, uma das principais é a depressão. Uma doença que afeta pessoas de qualquer idade, e que acaba atrapalhando a população no seu modo de viver. A depressão pode ser leve, ou, mais agravadas.
Logo vemos, que depressão é uma doença psicológica, que afeta o ser humano com sintomas bastante conhecidos, como; falta de ar, pânico, desânimo, mais conhecidos, fazendo com que a pessoa, crie muitas expectativas em algo que quer muito.
Essa doença está se espalhando por todos os cantos, não só nacional, mas já está se globalizando. Está crescendo e alcançando diversos indivíduos, que os sistemas de saúde não estão dando conta, de dar um suporte as pessoas que estão passando por esse momento tão conturbador. Na maioria das vezes a pessoa que enfrenta essa doença, e não recebe a devida ajuda, o quadro acaba se agravando, fazendo com queba pessoa tenha transtornos mentais mais graves, levando até o suicídio.
Desse modo, vemos que nosso sistema de saúde tem que melhorar muito, para estar apoiando ao máximo quem passa por isso. O governo poderia estar dando cursos de psicologia para seus funcionários, para que assim, eles possam estar ajudando seus colegas de serviço. Funcionários de educação, tendo esse curso, poderiam estar a disposição dos alunos, quando viessem a ver sintomas presentes neles. Outra ideia, é que o governo invistam mais na área de psicologia do SUS ( SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE )
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Por Maripxoto
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#55518
Depressão na sociedade

A sociedade hoje em dia enfrenta diversas doenças, uma das principais é a depressão. Uma doença que afeta pessoas de qualquer idade, e que acaba atrapalhando a população no seu modo de viver. A depressão pode ser leve, ou, mais agravadas.
Logo vemos, que depressão é uma doença psicológica, que afeta o ser humano com sintomas bastante conhecidos, como; falta de ar, pânico, desânimo, mais conhecidos, fazendo com que a pessoa, crie muitas expectativas em algo que quer muito.
Essa doença está se espalhando por todos os cantos, não só nacional, mas já está se globalizando. Está crescendo e alcançando diversos indivíduos, que os sistemas de saúde não estão dando conta, de dar um suporte as pessoas que estão passando por esse momento tão conturbador. Na maioria das vezes a pessoa que enfrenta essa doença, e não recebe a devida ajuda, o quadro acaba se agravando, fazendo com queba pessoa tenha transtornos mentais mais graves, levando até o suicídio.
Desse modo, vemos que nosso sistema de saúde tem que melhorar muito, para estar apoiando ao máximo quem passa por isso. O governo poderia estar dando cursos de psicologia para seus funcionários, para que assim, eles possam estar ajudando seus colegas de serviço. Funcionários de educação, tendo esse curso, poderiam estar a disposição dos alunos, quando viessem a ver sintomas presentes neles. Outra ideia, é que o governo invistam mais na área de psicologia do SUS ( SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE )
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Por RafaNaBase
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#55940
@Jerllison, eu não consegui achar tantos erros na sua redação. Os que achei foram ausência de vírgula. Enfim, até os conectivos estão bem escolhidos. Quem sabe, o seu conhecimento em redação esteja além do meu, por isso não encontrei erros.

O + simples que não tem como não perceber é o tamanho dos parágrafos. O padrão que eu sigo é esse:

Introdução > 6 linhas e 3 períodos
Desenvolvimento > 8 linhas por parágrafo com 4 períodos cada
Conclusão > 8 linhas e 3 períodos

Ademais, ela está bem produzida, mas continue treinando até acertar o número de linhas que a banca corretora exija.

Tudo que eu realmente desejo conquistar, eu consigo.
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Por Felipe082
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#55941
Comecei a corrigir antes do @RafaNaBase fazer os comentários dele. Para não perder a minha correção detalhada, vou postá-la mesmo assim. Rafa, só uma ressalva: o número de linhas e de períodos por parágrafo é uma sugestão, mas não precisa ser seguido à risca.

Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @Jerllison

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável" sugestão
(w): observação
repetição

Na novela "A Força do Querer", da autora Glória Perez, é retratada a violência que, devido à falta de empatia da sociedade, o personagem Ivan sofre por ser transgênero. Tal situação ocorre pela falta de empatia da sociedade com sua personalidade. (1) Fora da ficção, esse problema está presente na rotina no cotidiano da população brasileira. Dessa forma, é, o que torna imperiosa uma análise acerca do causador desse problema (2). (3)
Diante desse cenário, cabe ressaltar que a ausência de uma educação básica com ênfase na importância da empatia é um grande impulsionador dessa problemática. Segundo o filósofo Emile Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e pensar (3). Nesse sentido, um jovem que durante sua vida escolar não tenha estudado sobre a relevância de compreender o outro tende a reproduzir um comportamento egoísta, tal como proposto por Emile Durkheim. Em síntese, faz-se mister a quebra desse ciclo (4).
Por conseguinte, manifestam-se altos índices de violência no Brasil. Conforme dados publicados pelo site "Gênero e Número", nove estados da Federação registraram crimes de ódio contra a orientação sexual (5). Nessa perspectiva (6), é necessário entender que o indivíduo, cuja vida tenha sido marcada pela escassez de empatia, (7) muitas vezes cometerá (8) delitos contra pessoas com características diferentes das suas. (9)
(10)
Portanto, o Ministério da Educação (agente), a fim de mitigar os efeitos da falta de empatia (finalidade), deve, por intermédio de parcerias com os meios de comunicação de massa (meio), como portal de notícias "G1" e a revista "Veja" (detalhamento), promover campanhas publicitárias nas escolas e nas ruas a respeito da importância que a compreensão dos problemas de outras pessoas é importante para o convívio em sociedade (ação) (11). Desse modo, a falta de empatia nas interações humanas ocorrerá apenas na dramaturgia (12).

Observações:
(1) Cuidado com frases muito curtas.
(2) De preferência, antecipe os seus argumentos.
(3) Lendo sua introdução sem saber a proposta, parece que o tema é a falta de empatia com transgêneros. Deixe mais claro o recorte temático.
(3) Explique melhor esse conceito.
(4) Frase genérica. Faça um fechamento específico, com base no que foi discutido no parágrafo.
(5) Há algo errado nesse dado. Crimes de ódio causados por discriminação à orientação sexual ocorrem em todos os estados.
(6) Não é uma perspectiva. Perspectivas são subjetivas; dados, objetivos.
(7) Se for especificar, não coloque entre vírgulas; se for fornecer uma informação adicional, coloque.
(8) Não generalize.
(9) Faltou o fechamento.
(10) Desenvolvimento satisfatório.
(11) Proposta completa, parabéns!
(12) Bom fechamento.

Notas:
C1 - 200
Justificativa: não há uma quantidade significativa de desvios. Você escreve muito bem. Parabéns!!!
C2 - 160
Justificativa: na minha opinião, nenhum repertório foi realmente produtivo. A citação do Durkhein provavelmente seria considerada produtiva por um corretor do ENEM, mas a meu ver foi um pouco simplista demais.
C3 - 160
Justificativa: há poucos problemas na argumentação e no projeto de texto.
C4 - 200
Justificativa: articulação excelente.
C5 - 200
Justificativa: proposta com todos os elementos necessários.

Total - 920
Você arrasou!!! Conte comigo para chegar ao 1000!!!


Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
Orações subordinadas adjetivas: https://www.todamateria.com.br/oracoes- ... adjetivas/

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.

...
Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
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Por RafaNaBase
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#55945
Muito FODA tua correção @Felipe082, e obrigado pela sugestão!!

Tudo que eu realmente desejo conquistar, eu consigo.
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