Antes de tudo, vale salientar o desenvolvimento contínuo da arte desde as suas origens rupestres. Nesse sentido, a arte não só era uma forma de expressão, mas também uma necessidade, o que também é apontado por Aristóteles ao afirmar que a arte possui uma importância prática ao completar o que falta na natureza. Porém, após o Renascimento, com a chegada de alguns movimentos artísticos como o “Impressionismo”, criou-se um preconceito com o que era diferente, trazendo assim, uma rejeição as novas expressões artísticas, o que resultou em um processo lento de reconhecimento e aprovação dessas artes.
Ademais, a errônea ideia de “vandalismo” que alguns estilos artísticos podem passar, é derivado da irresponsabilidade de indivíduos que se apropriam de dogmas e desejam disseminá-los de forma desregrada, a exemplo de cenas presentes na série televisiva “La casa de Papel”, em que algumas pessoas, para se mostrarem a favor de um assalto a um banco, fazem pinturas e “pichamentos” pela cidade. Sendo assim, essas ações podem passar uma má impressão sobre certos movimentos artísticos para o restante da sociedade.
Em síntese, é essencial por parte da escola, guiar o estudante na sua relação com a arte, por meio da inserção de um tópico específico, dentro da disciplina, em que se comente sobre a importância do conhecimento artístico dentro do meio social, a fim de estabelecer uma expressão que seja reconhecida por todos e que não seja carregada de preceitos equivocados, evitando que ações como as ocorridas em “La casa de papel” continuem se repetindo também na sociedade. Só então, o conceito de “mimesis”, trazido por Aristóteles, estará de fato em prática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.