Por liviaar1
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A Organização mundial da Saúde define “saúde” como um completo bem-estar físico e mental e não somente a ausência de doenças. Sob essa perspectiva, a mentalidade encontra-se atrelada à saúde, que, segundo a pirâmide de Maslow, é uma necessidade fundamental e determinante para alcançar seu topo: o pleno desenvolvimento humano. Desse modo, os estigmas associados às doenças mentais se mostram nocivos à sociedade brasileira, tal que oprime psicologicamente suas vítimas.

Em primeiro plano, cabe salientar que jovens também podem sofrer com essa problemática, uma vez que padrões inalcançáveis estão cada vez mais influentes na mídia e, na tentativa de alcança-los, os menores se distanciam dos sentimentos reais e maquiam suas verdades. Por isso, há uma grande dificuldade no tratamento precoce de doenças mentais, que acabam se agravando posteriormente.

Ademais, como dizia o matemático Albert Einstein, “um átomo pode ser mais facilmente dividido do que um preconceito”, o que explicita a dificuldade do ser humano em compreender as diferenças e ter empatia. Segundo a escritora e filósofa francesa Simone Weil, a generosidade é uma virtude essencial ao ser humano, ou seja, é importante cuidar do próximo. Contudo, as afirmações de Zygmunt Bauman sobre a existência de uma modernidade líquida contradizem as falas de Simone, uma vez que o individualismo prevaleceria na sociedade. Assim, nota-se que a falta de informação ocasiona preconceitos relacionados às doenças mentais que podem abalar ainda mais o psicológico do indivíduo, marginalizando-o da população.

Portanto, são necessárias medidas para mitigar essa questão. Para tanto, cabe ao congresso nacional, mediante aumentos nos investimentos do setor de saúde mental, realizar melhorias na formação de profissionais mais capacitados e tratamentos mais eficazes, para que os cidadãos tenham mais apoio à quem recorrerem. Cabe, ainda, às escolas disponibilizarem um profissional da área aos alunos, para que, desde cedo, aprendam a lidar com seu próprio bem-estar. Dessa forma, poder-se-á reduzir, em médio a longo prazo, os estigmas associados às doenças mentais tão nocivos e escamoteados na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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