O rompimento da barragem em Mariana, o desastre em Brumadinho, as queimadas no pantanal, são apenas alguns exemplos de eventos recentes, que corroboram o cenário da falta de cuidados ambientais. Porém, não é um fenômeno atual, historicamente nunca houve uma preocupação. Na raiz colonial, está presente a retirada em massa do pau-brasil, em seguida, as grandes monoculturas de cana-de-açúcar e de café. O estigma permanece, a Mata Atlântica com menos de 10% do seu tamanho original, nunca conseguiu se recuperar.
Além disso, nunca ocorreu um interesse definitivo do Estado, pela educação ambiental em mais de 500 anos de história. Em território nacional, só começa entrar em debate na década de 80, com a Constituição Federal de 1988. O Ministério da Educação(MEC) começa a criar políticas educacionais somente em 2004, 16 anos depois. A educação ambiental tão necessária para a conscientização da nação, ainda está aprendendo a andar.
Em suma, é necessário que o MEC aliado as organizações ambientais, promovam projetos educacionais voltados para o meio ambiente, através das escolas de todo o país e pelos meios de comunicação. Construindo assim, uma nova percepção sobre a preservação ambiental, ajudando a desconstruir o padrão de destruição e consolidar a educação ambiental. Dessa forma, adquirindo avanços na área ambiental, mas também, política, econômica e social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.