Em primeira análise, a educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido nos jovens, que são submetidos às pressões e exigências ao longo da vida, desde a decisão da profissão que irá exercer ou a responsabilidade em que são colocados, como no trabalho escola ou no ambiente familiar, gerando transtornos psicológicos, frustrações e marcas. Certamente, essa questão precisa ser mudada, uma vez que o âmbito escolar está diretamente ligado à formação de indivíduos.
Faz-se mister, ainda, salientar o distanciamento familiar como impulsionador do problema. De acordo com Zygmunt bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações políticas, sociais e econômicas é a característica da "modernidade líquida" vivida no século XXI. Diante de tal contexto, a interação familiar tem o papel fundamental de observar sinais de transtornos mentais, incentivando o tratamento com psicólogas.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver o problema. Destarte, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com atuantes na área de psicologia, promover maior acesso de conhecimento aos jovens, por meio da criação de programas que incentivem os jovens a procurar ajuda, como palestras, oficinas educativas e jogos escolares, a fim de diminuir as pressões impostas nos jovens. Além disso, cabe às mídias informarem sobre os sinais de transtornos. Assim, o Brasil poderá superar o problema e evitar a liquidez presente nas relações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.