Diante desse cenário, segundo Georg Simmel, as pessoas estão expostas a estímulos capazes de afastar as emoções cotidianas e acelerar o ritmo das atividades ao redor. Nessa perspectiva, as mudanças constantes e as relações cada vez mais superficiais, afetam o bem-estar da população e aumentam a ocorrência de enfermidades mentais, uma vez que, infelizmente, a saúde intelectual ainda é colocada em segundo plano pelos brasileiros. Desse modo, a ignorância das pessoas em relação às doenças mentais, como a depressão e a ansiedade, gera malefícios para elas próprias, dificultando a identificação e o tratamento de transtornos sérios, e, também, impondo um retrocesso no desenvolvimento da nação.
Além disso, de acordo com Platão, importante filósofo grego, o bem-estar do indivíduo tem tamanha importância que ultrapassa a própria existência. Nesse contexto, democratizar informações é necessário para que a saúde mental seja prioridade na vida das pessoas, já que, nos piores casos, os transtornos leves podem piorar e até levar a morte ao enfermo. Ademais, para além do bem-estar, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de cuidado com a mente pode afetar também o mundo do trabalho, a economia e as relações interpessoais, por causa da incompreensão em relação a algo tão recorrente na sociedade. Dessa maneira, o acesso à conhecimentos pode salvar vidas e combater a ignorância das pessoas perante às doenças mentais.
Portanto, é evidente que a saúde mental deve ser priorizada e tratada ser priorizada na vida das pessoas para a construção de uma nação desenvolvida e informada. Cabe, desse modo, ao Estado, por meio da associação com a mídia, promover campanhas publicitárias, no meio televisivo de acesso nacional, sobre os malefícios de negligenciar os transtornos e ser ignorante, além de mostrar a importância de cuidar da mente diariamente, a fim de que, diferente do que aconteceu em 1929, as pessoas não sejam vítimas de doenças mentais e o Brasil progrida de forma saudável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 196
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 196
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.