Por Mills
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Na obra "utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a falta da importância na alfabetização apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do ensino básico de baixa qualidade quanto silenciamento presente na sociedade.
Mormente, é fulcral pontuar que o ensino básico de baixa qualidade deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismo que coíbam tais recorrências. Segundo o economista britânico Arthur Lewis, a educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno de garantia. Entretanto, isso não ocorre no Brasil. Apesar de crucial, o vigente ensino básico se encontra em canário de escassez uma vez que os ambientes estudantis-em sua maioria- não contam com matérias didáticos necessário, além da precária infraestrutura. Logo, aluno se vê desmotivado no que se refere ao aprendizado.
Outrossim, é imperativo ressaltar o silenciamento como promotor do problema. O filósofo Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Nesse sentido, percebe-se uma lacuna no que se refere ao debate em torno nas entraves na questão da alfabetização, que tem sido silenciados. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o silenciamento contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Urge, portanto, a necessidade de medidas exequíveis para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. A alfabetização precisa ter sua importância constatada. Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pelas diretrizes educacionais do país, mediante verbas governamentais, reformular todo o ensino básico, como maior investimento na infraestrutura escolar e algumas alterações na grade pedagógica. Essa medida tem o fito de não só motivar os aprendizes afetados pelas péssimas condições das instituições do ensino, mas também aqueles que não se sentem abraçados pela metodologia atual. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo os impactos nocivo da má alfabetização e a coletividade alcançará a utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por Mills
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Obrigada!!!
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