Certamente, a pandemia acarretou diversos problemas no setor educacional brasileiro como por exemplo as restrições de aulas para evitar a propagação do vírus. Por conseguinte, se fez necessário o fechamento das instituições de ensino suspendendo assim as aulas presenciais. Sabe-se ainda que o setor educacional não pode ficar parado, por isso, o Ministério da Educação criou técnicas promissoras como o ensino remoto online com o fito de solucionar esse problema. Em contrapartida, muitos jovens motivados pelo desinteresse escolar e pela vulnerabilidade em relação à falta de aparelhos e recursos tecnológicos para acompanhar as aulas virtuais desistem de levar os estudos adiante.
Nessa perspectiva, os estudos são interpretados como uma ferramenta muito importante no que concerne à garantia de entrada dos jovens no mercado de trabalho. Porém, principalmente em tempos de pandemia, surgem as dificuldades financeiras e afetam a economia familiar. Infelizmente jovens e adolescentes entendem que o crime é a maneira mais rápida de solucionar o problema financeiro, por isso, abrem mão dos estudos para viverem de maneira ilegal e obscura, oferecendo perigo aos cidadãos de bem. Ademais, alguns jovens apresentam posicionamentos errôneos como por exemplo afirmar que as atividades domiciliares servem para prender os mesmos em casa, uma vez que eles queiram curtir a vida de suas maneiras.
Portanto, compete aos familiares dos jovens e adolescentes acompanhar e apoia-los nas atividades escolares domésticas, incentivando com palavras de apoio para que eles não desistam dos estudos e agir como se fossem o colega de classe ou professor(a). Ademais, é necessário que o governo federal, através do ministério da educação juntamente com as secretarias estaduais de educação elabore planos dinâmicos como por exemplo sorteios de prêmios para tornar as aulas virtuais mais atrativas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.