Muito embora a Constituição de 1988 assegure um tratamento digno, a comunidade carcerária tem seus direitos constantemente violados. De acordo com o Projeto Sistema Prisional em Números, os detentos são obrigados a viver em prisões que recebem cerca de três vezes mais pessoas que a capacidade total, acarretando em insuficiência alimentar, más condições sanitárias e maior incidência de IST’s. Ainda segundo a fonte, quase 60% dos presidiários nordestinos não recebem assistência médica, enquanto quase metade dos presos brasileiros não têm acesso à educação.
Além disso, ocorrem inúmeros casos de agressão e abusos contra detentos, cujos algozes não são sequer responsabilizados pelos atos. Um exemplo lamentável é o massacre do Carandiru, presídio paulista em que mais de cem presos foram assassinados por forças militares que, quase 30 anos após a barbárie, não foram penalizadas.
Isto posto, torna-se evidente que é necessária uma reforma no sistema prisional brasileiro, embasada no respeito aos direitos humanos. Cabe às autoridades competentes investir na construção de mais pavimentos nas cadeias, promover programas educacionais e contratar agentes penitenciários competentes, de modo a evitar a superlotação e a falta de recursos, possibilitar a reintegração dos presos ao espectro social e suprimir a violência policial.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.