Diante desse cenário, nota-se o consumo exagerado de alimentos processados, uma vez que, estão sempre sendo divulgados nos meios de comunicação, são de fácil acesso e ricos em gorduras. O prazer proporcionado pela comida pode ser perigoso, a partir do momento que o mesmo é visto como uma ''solução'' para os problemas pessoais. O filme Wall-E, faz uma crítica a sociedade moderna, e aponta o sedentarismo como uma das causas da obesidade, posto que, as pessoas ficam sentadas em suas cadeiras robóticas a vida toda, e nem sequer levantam.
Dessa forma, as consequências da obesidade são preocupantes, doenças como a depressão, diabetes e hipertensão, pioram a qualidade de vida, e em muitos casos, podem causar a morte. O bullying contra pessoas obesas, colabora para o aumento da taxa de suicídio no país, sendo que, o preconceito pode ocasionar em transtornos psicológicos. Outro problema é a exclusão social, devido a dificuldade que esse grupo possui para acessar lugares públicos, como onibûs e instituições de ensino.
Portanto, cabe as empresas de comida, realizar medidas de saúde alimentar, alertando e orientando a população sobre o consumo excessivo de alimentos gordurosos e processados, afim de conscientizar a mesma. É necessário que todos pratiquem exercícios físicos regularmanente e façam uma dieta saúdavel, rica em fibras e proteínas. Dessa forma é possível ter uma qualidade de vida melhor, no peso ideal, de acordo com idade e altura, diminuindo o índice de obesidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.