Em primeiro lugar, é preciso destacar que a escravidão é uma prática que existe, no Brasil, desde a década de 1500 e tem se modernizado. De acordo com "Brasil Escola", a escravidão iniciou-se nas terras brasileiras desde, aproximadamente, 1530 e sempre mostrou-se perversa, cujas consequências ainda são sentidas atualmente. Desse modo, é possível perceber que mesmo com sua abolição em 1888, esta prática modernizou-se e continua aprisionado muitos dos que estão à margem da sociedade, tanto porque sempre há quem não conheça os seus direitos, como porque há os que são a favor, como prova disso, em "cartas a favor da escravidão", o escritor José de Alencar defende politicamente a mão de obra escrava no Brasil. Então, fica claro que tal persistência é resultado de um país que possui uma classe privilegiada, onde certa parcela desta, assim como Alencar, não enxerga a escravidão como desumana, e menos ainda ainda como criminosa, e por este motivo continuam a defendê-la. Assim, entende-se que o trabalho escravo contemporâneo persistente mesmo após a sua abolição e que ele tem se modernizado, explorando as classes mais pobres de forma mascarada.
Em segundo lugar, vê-se que o trabalho análogo ao de escravo ainda existe porque as vítimas deste ainda não conhecem, de fato, os seus direitos. De acordo com um estudo desenvolvido pela Boa Vista SCPC, apenas 7% da população brasileira conhece efetivamente seus direitos e deveres. Isso esclarece que, a causa da persistência deste crime se deve a tal fato. Com isso, muitos se submetem a condições de trabalho precárias, assim como em Cacau, onde os trabalhadores da zona cacaueira do Sul da Bahia aceitavam trabalhar exaustivamente e sem direito a descanso, folga e nem mesmo salário, pois a forma de pagamento destes era apenas um saldo para ser usado nas próprias fazendas. De igual modo, ainda há quem trabalhe sem receber adequadamente e, consequentemente, sem ter sua carteira assinada, para que possa usufruir de seus benefícios garantidos por lei. Assim, percebe-se que o não conhecimento é a principal arma que os exploradores têm para perpetuar a escravidão no país.
Portanto, medidas devem ser tomadas para solucionar esta problemática que fere a dignidade humana. Para tanto, cabe ao Poder Executivo, que detém a função de executar leis, intensificar a fiscalização do trabalho, principalmente nas zonas rurais por serem mais propícias e frequentes a esta condição de trabalho. Isso deve ser realizado por meio da contratação de mais servidores, que devem ser qualificado e discretos, afinal, é importante que o explorador da mão de obra não tome conhecimento da investigação antes do momento adequado, caso contrário, é provável que ele contorne a situação e fique impune. Dessa forma, o intuito é localizar o maior número possível casos, para regularizar a situação das vítimas. De tal modo, a realidade denunciada em "cacau" será cada vez menos o retrato da relação entre empregador e empregado no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.