Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#44458
TEMA: O MERCADO DE TRABALHO PARA O JOVEM COMTEMPORÂNEO- DESAFIOS E OPORTUNIDADES.



O filme ‘’O jogo da imitação’’ retrata a história do jovem matemático Alan Turing, que enfrenta obstáculos em seu percurso profissional ao ser contratado pelo governo britânico para decifrar códigos nazistas em plena Segunda Guerra Mundial. De maneira análoga, a presença juvenil no mercado de trabalho contemporâneo é cercada de desafios, os quais vão desde o processo de admissão até a conduta dentro do âmbito ocupacional. Nesse sentido, as oportunidades não equitativas de inserção nesse meio impedem o favorecimento pleno do crescimento social e capacitativo advindo dessa experiência, resultando na manutenção de um panorama problemático.

Em primeira análise, cabe pontuar que a disponibilização de empregos não atende de forma equilibrada as diversas realidades da parcela jovem da sociedade. De acordo com o sociólogo Florestan Fernandes, a noção de igualdade reforça as desigualdades, porquanto os aspetos que os tornam desconformes são ignorados, sendo fundamental a promoção da equidade para proporcionar condições íntegras dentro de quaisquer esferas. Sob esse viés, é possível constatar que jovens estabelecidos em um cenário familiar conturbado, distantes do ambiente educacional e que assumem responsabilidades precoces, como gerir o lar e cuidar de filhos, encaram, majoritariamente, entraves superiores àqueles que detém uma posição privilegiada. Sendo assim, essa dificuldade é percebida na administração das diferentes obrigações e obtenção de especialização acadêmica, resultando na impossibilidade desses sujeitos atingirem cargos de igual relevância. Perante isso, entende-se os efeitos da oferta não equânime de trabalho.

Em segunda análise, vale ressaltar que o desenvolvimento de habilidades cognitivas, proatividade e inovação é alentado a partir do ingresso empregatício. Dessa forma, segundo o artigo 6° da Constituição Federal de 1988, o encargo é um direito que deve ser assegurado. Por conseguinte, denota-se que o cumprimento desse preceito é essencial, dado que o meio trabalhista viabiliza, principalmente à juventude em busca de uma primeira experiência prática, o aprendizado profissional e o fortalecimento socioemocional para lidar com as relações e exigências desse setor, tal qual o ocorrido no progresso laboral e trajetória resiliente de Turing. Além disso, a incorporação da população jovem nesses espaços beneficia também a empresa contratante, em função do estímulo à participação dinâmica, permitindo a elaboração de propostas progressistas capazes de impulsionar e aprimorar sua logística. À vista disso, apreende-se o quanto uma oportunidade pode ser vantajosa.

Diante dos fatos mencionados, é mister que medidas sejam tomadas para motivar a abertura do mercado de trabalho aos jovens na atualidade. Portanto, para revertes os impedimentos, urge que o Ministério da Economia, responsável pelos tópicos referentes ao trabalho, incentive as instituições a reservarem vagas, cujo percentual de 30% à 40% deve ser direcionado a jovens em situação de marginalização social, exclusivas para esse público, por meio da isenção e descontos fiscais, a fim de reduzir a carga tributária e aumentar o ofício juvenil conforme a proposição Fernandes e garantia do orientado na Magna Carta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#44475
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Arrematação de tese na conclusão
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Termos coesivos
Comentários

O filme ‘’O jogo da imitação’’( "O Jogo Da Imitação") retrata a história do jovem matemático Alan Turing, que enfrenta obstáculos em seu percurso profissional ao ser contratado pelo governo britânico para decifrar códigos nazistas em plena Segunda Guerra Mundial. De maneira análoga, a presença juvenil no mercado de trabalho contemporâneo é cercada de desafios, os quais vão desde o processo de admissão até a conduta dentro do âmbito ocupacional. Nesse sentido, as oportunidades não equitativas de inserção nesse meio impedem o favorecimento pleno do crescimento social e capacitativo advindo dessa experiência, resultando na manutenção de um panorama problemático.( Boa! Contextualiza, apresenta o tema e a tese!)

Em primeira análise, cabe pontuar que a disponibilização de empregos não atende de forma equilibrada as diversas realidades da parcela jovem da sociedade. De acordo com o sociólogo Florestan Fernandes, a noção de igualdade reforça as desigualdades, porquanto os aspetos que os tornam desconformes são ignorados, sendo fundamental a promoção da equidade para proporcionar condições íntegras dentro de quaisquer esferas. Sob esse viés, é possível constatar que jovens estabelecidos em um cenário familiar conturbado, distantes do ambiente educacional e que assumem responsabilidades precoces, como gerir o lar e cuidar de filhos, encaram, majoritariamente, entraves superiores àqueles que detém uma posição privilegiada. Sendo assim, essa dificuldade é percebida na administração das diferentes obrigações e obtenção de especialização acadêmica, resultando na impossibilidade desses sujeitos atingirem cargos de igual relevância. Perante isso, entende-se os efeitos da oferta não equânime de trabalho.( Perfeito desenvolvimento!)

Em segunda análise, vale ressaltar que o desenvolvimento de habilidades cognitivas, proatividade e inovação é alentado a partir do ingresso empregatício. Dessa forma, segundo o artigo 6° da Constituição Federal de 1988, o encargo é um direito que deve ser assegurado. Por conseguinte, denota-se que o cumprimento desse preceito é essencial, dado que o meio trabalhista viabiliza, principalmente à juventude em busca de uma primeira experiência prática, o aprendizado profissional e o fortalecimento socioemocional para lidar com as relações e exigências desse setor, tal qual o ocorrido no progresso laboral e trajetória resiliente de Turing( Quem é Turing?). Além disso, a incorporação da população jovem nesses espaços beneficia também a empresa contratante, em função do estímulo à participação dinâmica, permitindo a elaboração de propostas progressistas capazes de impulsionar e aprimorar sua logística. À vista disso, apreende-se o quanto uma oportunidade pode ser vantajosa.( Muito bom também esse D2!)

Diante dos fatos mencionados, é mister que medidas sejam tomadas para motivar a abertura do mercado de trabalho aos jovens na atualidade. Portanto, para revertes os impedimentos, urge que o Ministério da Economia( Agente), responsável pelos tópicos referentes ao trabalho( Detalhamento do Agente), incentive as instituições a reservarem vagas( Ação), cujo percentual de 30% à 40% deve ser direcionado a(aos) jovens em situação de marginalização social, exclusivas para esse público( Detalhamento), por meio da isenção e descontos fiscais( Meio), a fim de reduzir a carga tributária e aumentar o ofício juvenil conforme a proposição Fernandes e garantia do orientado na Magna Carta.( Finalidade)( Conclusão perfeita!)

Não tenho muito o que falar de sua redação. Só que ela é muito boa e que sua escrita é ótima. Só se atente a algumas questões de coerência apenas.
No mais, é só!
Paranbéns! Arrasou! :D :D :D
#44516
@GlendaMorais, Obrigada <3 Acho que você não percebeu, mas Turing é o sobrenome do protagonista do filme ''O jogo da imitação'' eu fiz a retomada colocando só o sobrenome, como eu fiz com os sociólogo na conclusão (Fernandes).

Eita esqueci que as iniciais do título do filme deveria ser maiúscula (Quando for título de livro também é assim?) e vacilei no ''aos''. Quantos erros ortográficos são permitidos?
#44518
bylaabs escreveu:@GlendaMorais, Obrigada <3 Acho que você não percebeu, mas Turing é o sobrenome do protagonista do filme ''O jogo da imitação'' eu fiz a retomada colocando só o sobrenome, como eu fiz com os sociólogo na conclusão (Fernandes).

Eita esqueci que as iniciais do título do filme deveria ser maiúscula (Quando for título de livro também é assim?) e vacilei no ''aos''. Quantos erros ortográficos são permitidos?
Para tirar ponto, dois erros já contam. Livro, filme música e série precisam ser em letra maiúscula e por aspas. A parte do Turing pra mim ficou confuso porque eu realmente não entendi quem era. Da próxima faça uma retomara novamente do filme: “ Assim como o personagem Turing do filme anteriormente citado...” fica melhor .

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

No século XXI presenciamos o aumento das do[…]

De antemão, as doenças mentais est&a[…]

Glenda:Descordo totalmente ! A partir do momento […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM