Em primeiro lugar, nota-se que a educação deficitária é uma causa do problema. De acordo com Pitágoras – grande filósofo grego –, “educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”. Nessa perspectiva, quando há uma educação lacunar no início da vida do indivíduo, muito provavelmente sua fase adulta poderá trazer consequências negativas, como a criminalidade, já que por falta de oportunidades seguem pelo caminho mais fácil e se tornam mal vistos pelos demais cidadãos. Dessa maneira, uma boa base educacional é de suma importância, porém uma deficitária é de extrema preocupação.
Além disso, a ineficiência estatal também contribui para a não resolução do impasse. Segundo Aristóteles – filósofo grego –, é dever do governo atuar no interesse de todos, buscando o bem comum. No entanto, o Estado se mostra com uma atuação deficitária, pois não é devidamente atuante na preservação juvenil e no incentivo à atividades socioeducativas que deveriam ser de acesso total a todos, o que faz com que uma parte do público jovem não consiga se reerguer. Desse modo, é necessária uma boa atuação do Estado nesse combate.
Portanto, faz-se necessária uma intervenção no que diz respeito à criminalidade juvenil no Brasil. Para isso, o Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, deve oferecer materiais esportivos e demais formas de ocupação, além de palestras sobre a inserção do indivíduo no crime. Essa ação deve ser feita com a ajuda de psicólogos e especialistas que mostrem os perigos da vida criminal, a fim de amenizar o número de jovens que se inserem nesses delitos. Assim, a criminalidade na juventude será amenizada, fazendo parte majoritariamente de obras, como “Capitães da Areia".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.