Precipuamente, é válido pontuar que o uso do smartphone na “na palma da mão” é um recurso bem mais prático e instantâneo para obter acesso a informações e notícias, fazendo com que os métodos mais tradicionais como, bibliotecas, livros, rádio e TV sejam parcialmente desprezados. Consequentemente, o consumo diário dessa tecnologia estimula uma dependência e o desuso sobre as ferramentas mais tradicionais de pesquisas.
Ademais, é imperativo ressaltar a necessidade do jovem por uma aprovação da sociedade por meio da falsa demonstração de uma vida perfeita nas redes sociais. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a busca por uma validação acarreta problemas psicológicos, fazendo com que a rotina do indivíduo seja afetada e modificada a fim de se encaixar ao padrão virtual peremptório. O que contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, medidas são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Necessita-se que, urgentemente, seja ensinado no ambiente escolar, a importância dos meios tradicionais de informações e notícias. Os jovens podem ser orientados através de palestras escolares sobre a dependência dos smartphones para adquirir conhecimento, fazendo com que eles entendam que a rotina informativa vai muito além de uma tela de celular. Juntamente, é fundamental uma rede de apoio psicológico para os indivíduos que possuem sua rotina transfigurada devido à necessidade de uma rotina validada pela sociedade virtual. Desse modo, em médio e longo prazo a coletividade alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.