Avatar do usuário
Por marifreiress
Tempo de Registro Quantidade de postagens Doações
#38722
A obra “Utopia” de Thomas More retrata uma sociedade perfeita, caracterizada pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, no Brasil, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o uso excessivo do smartphone no cotidiano dos jovens ainda enfrenta grandes barreiras a serem quebradas, as quais dificultam a concretização dos planos de more. Consequentemente, esse cenário antagônico é fruto tanto do acesso rápido a novas informações quanto da necessidade de uma vida virtualmente aceita pela sociedade.

Precipuamente, é válido pontuar que o uso do smartphone na “na palma da mão” é um recurso bem mais prático e instantâneo para obter acesso a informações e notícias, fazendo com que os métodos mais tradicionais como, bibliotecas, livros, rádio e TV sejam parcialmente desprezados. Consequentemente, o consumo diário dessa tecnologia estimula uma dependência e o desuso sobre as ferramentas mais tradicionais de pesquisas.

Ademais, é imperativo ressaltar a necessidade do jovem por uma aprovação da sociedade por meio da falsa demonstração de uma vida perfeita nas redes sociais. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a busca por uma validação acarreta problemas psicológicos, fazendo com que a rotina do indivíduo seja afetada e modificada a fim de se encaixar ao padrão virtual peremptório. O que contribui para a perpetuação desse quadro deletério.

Assim, medidas são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Necessita-se que, urgentemente, seja ensinado no ambiente escolar, a importância dos meios tradicionais de informações e notícias. Os jovens podem ser orientados através de palestras escolares sobre a dependência dos smartphones para adquirir conhecimento, fazendo com que eles entendam que a rotina informativa vai muito além de uma tela de celular. Juntamente, é fundamental uma rede de apoio psicológico para os indivíduos que possuem sua rotina transfigurada devido à necessidade de uma rotina validada pela sociedade virtual. Desse modo, em médio e longo prazo a coletividade alcançará a Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
96 Exibições
por Ryanbr
0 Respostas 
47 Exibições
por PHR22
0 Respostas 
98 Exibições
por Arthurblakc
0 Respostas 
90 Exibições
por tae99
0 Respostas 
172 Exibições
por LoiraaA
0 Respostas 
95 Exibições
por emyembia
3 Respostas 
140 Exibições
por Eli79
0 Respostas 
30 Exibições
por Davilly
0 Respostas 
255 Exibições
por Ariomaria
0 Respostas 
336 Exibições
por IaS145623
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM