Inicialmente, faz-se mister destacar a problemática de garantir a eficacia da instrução domiciliar num país de baixo desenvolvimento social e informacional. De acordo com Cetic (Centro Regional de Estudos da Sociedade da Informação), aproximadamente 30% dos lares no Brasil não tem acesso a internet. A partir desse fato, é notável que o ensino remoto apresenta desigualdades, de forma que milhares de estudantes de baixa renda são prejudicados, além dos mesmo já sofrerem com a falta de progresso na áreas da educação clássica em escolas. Destarte, o Estado brasileiro pouco se importa com esse impasse educacional, danificando o futuro de indivíduos vitimados pelo desequilíbrio humanitário.
Outrossim, é essencial salientar o aspecto antissocial da educação domiciliar e suas implicações na vida dos jovens. Mediante ao uso de ambientes de minima interação social no estudo, esse método potencializa o aparecimento de doenças mentais devido ao isolamento na evolução pedagógica, sendo a insociabilidade uma prática que causa distúrbios neurológicos. Somado a isso, a Associação Brasileira de Psicanálise afirma que 10% dos adolescentes brasileiros sofrem de depressão. Logo, é evidente que a ausência de sociabilidade pode colocar em risco uma sociedade já marcada por pertubações psicológicas, principalmente a esfera populacional juvenil.
Em suma, vê-se uma situação hodierna de impactos diretos em nossa sociedade, necessitando de medidas atenuantes para suas complicações. Nesse sentido, o legislativo deve criar leis de incentivos fiscais no consumo de aparelhos tecnológicos e internet, de maneira que milhares de famílias possam ter condições de ter um estudo virtual em casa. De forma conjunta, o Ministério da Saúde tem de elaborar campanhas que estimulem jovens a buscar maiores interações entre amigos para que diminua os casos de solidão. Busca-se, com isso, mitigar os elementos desiguais de uma sociedade moderna tecnologicamente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.