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Por Mad
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O neologismo "empoderamento", criado por Paulo Freire, descreve o processo de conscientização de grupos historicamente oprimidos com objetivo de que eles se organizem a fim de superar os casos de opressão, sendo a educação uma importante ferramenta na efetivação desse processo. Tendo em vista o potencial transformador da educação, torna-se preocupante o cenário de elevada evasão escolar no Brasil, de modo que se torna necessário adotar caminhos para combatê-la. Entretanto, há entraves que dificultam essa tentativa de combate, tais como as diferenças socioeconômicas e a marginalidade social, as quais geram impactos negativos aos jovens evasivos.

Nesse sentido, verifica-se que uma das principais variáveis relacionadas à evasão escolar é a desigualdade social. No filme "Sementes Podres", Wael é um homem que vive aplicando pequenos golpes nas pessoas, até que um dia começa a trabalhar com um grupo de crianças que abandonaram a escola, situação vivenciada por muitos jovens na atualidade, em que largam a escola para conseguir uma renda que frequentemente são mal remunerados pela falta de escolaridade. Logo, sem formação escolar completa, há a perpetuação da pobreza devido à permanência em empregos mal remunerados.

Ademais, além da desigualdade social, a histórica opressão voltada a grupos marginalizados socialmente também é um fator decretório para o abandono escolar. A socióloga e educadora Edneia Gonçalves faz uma reflexão sobre negros que no decorrer da vida passaram por um histórico de opressão na escola e a instituição silenciou tal violência. Não rompe com o ciclo. Assim, a formação escolar torna-se extremamente penosa a esses grupos, os quais podem enxergar a evasão como um meio de escapar das violências sofridas. Essa situação é grave, porque, além de a violência ser inaceitável, tais jovens são privados de erguer, no meio escolar, ferramentas para lutar contra os abusos às quais são submetidos. Então, considerando a escola fundamental na formação do indivíduo, é necessário torná-la um espaço acolhedor, sobretudo aos alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou que integram grupos historicamente oprimidos.

Portanto, a Secretaria de Educação de cada estado deve acatar uma estratégia que vise ao combate à evasão escolar, concretizada na oferta de bolsas aos estudantes de famílias com baixa renda e na criação de um centro de denúncias ao qual alunos que sofrem violência na escola possam recorrer. Isso deve ocorrer por meio do encaminhamento de impostos e da contratação de profissionais que conduzam as denúncias recebidas. Tal medida deve ser feita a fim de evitar a evasão escolar e, consequentemente, de consolidar a delegação de poder desses indivíduos, conforme defendido por Freire.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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