Avatar do usuário
Por bylari
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#97323
O livro ‘’Casa grande e senzala’’, de Gilberto Freyre, retrata os aspectos socioculturais do período escravocrata e, dentre eles, pontua a presença das ‘’amas de leite’’ no convívio senhorial. Nesse contexto, a função de amamentação designada às escravas negras foi fomentada em razão de uma conjuntura marcada por estigmas relativos ao aleitamento. Essa representação literária, por sua vez, ultrapassa a esfera histórica, uma vez que a realidade brasileira é analogamente regida por tais concepções restritivas quanto a esse processo materno, fato obstaculizante do incentivo ao seu ato e da valorização dos seus benefícios. Desse modo, os alicerces dessa problemática são: o tabu enraizado e a diminuta ação estatal.
Diante desse cenário, é importante destacar, a princípio, como as percepções deturpadas acerca da lactação são efeitos da censura imposta sobre ela. Essa circunstância decorre do fato de que, assim como postulado pelo antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, a construção cultural de um povo estabelece caracteres simbólicos às condutas no âmbito coletivo, e, assim, normatizações éticas-sociais, muitas vezes, limitantes, são viabilizadas. Sob esse viés, denota-se que a disseminação de tabus está associada a esse princípio, porquanto, sobretudo, quanto às questões relativas ao corpo feminino, o corpo civil atua de maneira a determinar a sua invalidação devido ao condicionamento estrutural e tradicional de entendê-las como ilegítimas. Como resultado, esse entrave é perceptível, principalmente, no que tange o aleitamento em público pelas mulheres, as quais são vítimas de constantes discriminações e humilhações devido ao tratamento da necessidade de alimentação dos seus filhos como um ato repulsivo de exibicionismo e de desrespeito. Logo, o combate a essas concepções nocivas é essencial para possibilitar o incentivo a essa ação materna.
Além disso, vale ressaltar como a indiligência da máquina pública contribui para o insuficiente reconhecimento dos benefícios da amamentação. Isso porque, tal qual o apontado pela socióloga brasileira Djamila Ribeiro, a resolução de um obstáculo que afeta o coletivo depende, primordialmente, da sua retirada da invisibilidade, tornando-o plenamente atestado. Nessa lógica, esse ideal é fundamental para garantia da íntegra informatividade acerca das problemáticas do panorama nacional, como, por exemplo, a nutrição lacto-materna, contudo, os diminutos esforços do Estado para a sua efetivação impedem esse feito, pois, sem a realização de campanhas de orientação básica de amplo alcance, o seu impulsionamento permanece subjugado. Como consequência, grande parte das mulheres não tem o conhecimento acerca da importância do leite para o desenvolvimento de anticorpos e do crescimento motor e neural do infante e, por conseguinte, não o oferecem até os seus seis meses de vida. Dessa maneira, a resolução desse impasse é necessária para corroborar a sua valorização.
Portanto, urge a tomada de medidas para reverter esse quadro. Nessa perspectiva, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos deve elaborar uma campanha de estímulo à amamentação segura e livre de hostilidades, por meio de palestras e de propagandas educativas feitas, a partir, especificamente, da destinação de 15% da verba desse órgão para garantir a sua disseminação entre a totalidade nacional, a fim de reduzir os estigmas e preconceitos acerca dessa prática. Cabe, ainda, o apoio do Ministério da Saúde na obrigatoriedade da orientação sobre o aleitamento, mediante a sua integração às consultas de pré-natal, com o intuito de combater a perpetuação de uma conjuntura semelhante a exibida no livro de Gilberto Freyre.

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por bylari
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#97626
@Anna1 Quais foram meus erros na C1? :D

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
0
Avatar do usuário
Por bylari
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#98182
@ManoelSan Manoel, tu pode me indicar quais foram meus erros na C3? tenho um grande problema com essa competência kkk preciso melhorar!

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
0
Avatar do usuário
Por ManoelSan
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#98276
bylari escreveu:@ManoelSan Manoel, tu pode me indicar quais foram meus erros na C3? tenho um grande problema com essa competência kkk preciso melhorar!
Lari, não sou profissional no assunto, mas acredito que sua conclusão no D2 não foi uma das melhores, por esse motivo atribui essa nota.
0
Avatar do usuário
Por bylari
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#98278
@ManoelSan, essa parte ''Dessa maneira, a resolução desse impasse é necessária para corroborar a sua valorização.'' ?

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
0
Avatar do usuário
Por ManoelSan
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#98349
bylari escreveu:@ManoelSan, essa parte ''Dessa maneira, a resolução desse impasse é necessária para corroborar a sua valorização.'' ?

Andei analisando melhor, e buscando entender um pouco mais. Estarei encaminhando um vídeo que assisti para chegar a essa conclusão.

Percebi que o seu texto está bem alinhado, estruturado. Mas não sei se está claro para o corretor, pois, em alguns momentos, eu, por exemplo, me perdi quando estava lendo a sua dissertação.

Por não ser profissional no assunto e iniciante, não posso assegurar isso, mas foi uma percepção minha.

0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
26 Exibições
por kruger
0 Respostas 
130 Exibições
por rebeccafroio
1 Respostas 
135 Exibições
por Thamirisx
0 Respostas 
70 Exibições
por eVital15
O desafio no incentivo ao turismo no Brasil
por lalaml123    - In: Outros temas
1 Respostas 
28 Exibições
por lalaml123
0 Respostas 
222 Exibições
por Marquezin
1 Respostas 
342 Exibições
por Felipe082
2 Respostas 
278 Exibições
por Eduarda77p
2 Respostas 
189 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
41 Exibições
por Elissiene

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM