Diante desse cenário, é importante destacar, a princípio, como as percepções deturpadas acerca da lactação são efeitos da censura imposta sobre ela. Essa circunstância decorre do fato de que, assim como postulado pelo antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, a construção cultural de um povo estabelece caracteres simbólicos às condutas no âmbito coletivo, e, assim, normatizações éticas-sociais, muitas vezes, limitantes, são viabilizadas. Sob esse viés, denota-se que a disseminação de tabus está associada a esse princípio, porquanto, sobretudo, quanto às questões relativas ao corpo feminino, o corpo civil atua de maneira a determinar a sua invalidação devido ao condicionamento estrutural e tradicional de entendê-las como ilegítimas. Como resultado, esse entrave é perceptível, principalmente, no que tange o aleitamento em público pelas mulheres, as quais são vítimas de constantes discriminações e humilhações devido ao tratamento da necessidade de alimentação dos seus filhos como um ato repulsivo de exibicionismo e de desrespeito. Logo, o combate a essas concepções nocivas é essencial para possibilitar o incentivo a essa ação materna.
Além disso, vale ressaltar como a indiligência da máquina pública contribui para o insuficiente reconhecimento dos benefícios da amamentação. Isso porque, tal qual o apontado pela socióloga brasileira Djamila Ribeiro, a resolução de um obstáculo que afeta o coletivo depende, primordialmente, da sua retirada da invisibilidade, tornando-o plenamente atestado. Nessa lógica, esse ideal é fundamental para garantia da íntegra informatividade acerca das problemáticas do panorama nacional, como, por exemplo, a nutrição lacto-materna, contudo, os diminutos esforços do Estado para a sua efetivação impedem esse feito, pois, sem a realização de campanhas de orientação básica de amplo alcance, o seu impulsionamento permanece subjugado. Como consequência, grande parte das mulheres não tem o conhecimento acerca da importância do leite para o desenvolvimento de anticorpos e do crescimento motor e neural do infante e, por conseguinte, não o oferecem até os seus seis meses de vida. Dessa maneira, a resolução desse impasse é necessária para corroborar a sua valorização.
Portanto, urge a tomada de medidas para reverter esse quadro. Nessa perspectiva, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos deve elaborar uma campanha de estímulo à amamentação segura e livre de hostilidades, por meio de palestras e de propagandas educativas feitas, a partir, especificamente, da destinação de 15% da verba desse órgão para garantir a sua disseminação entre a totalidade nacional, a fim de reduzir os estigmas e preconceitos acerca dessa prática. Cabe, ainda, o apoio do Ministério da Saúde na obrigatoriedade da orientação sobre o aleitamento, mediante a sua integração às consultas de pré-natal, com o intuito de combater a perpetuação de uma conjuntura semelhante a exibida no livro de Gilberto Freyre.
Raramente, um pouco mais.''
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.