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O quadro expressionista “O grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, retrata a inquietude, o medo e a desesperança refletidas no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, observa-se que na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento da sociedade assolada pela ausência de moradia é intrinsecamente semelhante ao ilustrado pelo artista. Neste viés, torna-se crucial analisar as causas deste revés, dentre as quais se destaca a negligência governamental e o corpo social.
A princípio, é essencial notar que a omissão do Estado potencializa a falta de moradia. Esse quadro de inoperância das esferas de poder alude a teoria das Instituições Zumbies do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, o sistema político não origina soluções cabíveis, tratando o tema sem a atenção necessária, criando cada vez mais sem tetos no país, os excluindo de um direito fundamental, previsto no artigo 6.° da constituição, não honrando o “contrato” aos quais foram eleitos a fazer. Nessa perspectiva, para a refutação da teoria de Bauman e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
Ademais, é igualmente preciso apontar à sociedade como outro fator que amplifica a privação de moradia. Posto isto, de acordo com o sociólogo alemão Georg Simmel a “Atitude Blasé” ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deve dar atenção. Diante de tal exposto, é notório a falta de empatia da comunidade aos “sem teto”, que desrespeitam e os criminalizam, pondo-os numa casta inferiorizada que deve ser, em sua vontade, excluída. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar, implicando atitudes plausíveis à solução.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar a carência de moradia. Em vista disso, a fim de viabilizar o direito à moradia, é preciso que o Governo Federal – por intermédio do Ministério da Cidadania – disponibilize lares aos vulneráveis necessitantes, corroborando o conforto, dignidade e segurança. Isto só será possível com o empenho total dos colaboradores designados, sendo tudo minuciosamente planejado e executado. Paralelamente, é categórico que a sociedade atue na criação de ONG 's, recorrendo a campanhas midiáticas. Dessa forma apela-se ao sentimento de união presente na coletividade, que farão doações e prestaram serviços, buscando assim a finalidade de democratizar o direito à moradia. Espera-se assim, que os sofrimentos emocionais retratados por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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