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Por Gi69
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#97005
A canção “Coração pede socorro”, da cantora Naiara Azevedo, configura-se como uma denúncia à violência sofrida, em relacionamentos abusivos, sobretudo, por mulheres. Sem dúvidas, a composição representa milhares de brasileiros, os quais sujeitam-se a tais casos, tanto pelo silenciamento midiático, quanto pela falta de assistência governamental. Dessarte, responsabilizar cada ator envolvido nesse impasse, segundo os pesos que lhes cabem, é o que deve ser feito.

A princípio, vale provar que a mídia, ao ser omissa, favorece o problema. Deve-se entender, nesse sentido, que os relacionamentos abusivos possuem como causa discursos hegemônicos não desconstruídos por esse pilar social. Isso ocorre pois, como postulado por Bourdieu, tais discursos, quando não desmantelados pelas instituições, produzem, em primeira instância, violência simbólica - uma forma de opressão ideológica naturalizada – e, posteriormente, outros tipos de agressões. A afirmativa do pensador é comprovável, já que máximas patriarcalistas perpetuadas ao longo do tempo, como a concepção de que as mulheres são submissas aos homens, gera violência simbólica, uma vez que corrobora a falsa noção de que elas devem satisfazer os desígnios destes. Nessa lógica, quando essas vontades não são realizadas, tem-se uma “justificativa” para agressões verbal, física e psicológica - em outras palavras, tem-se, assim, um sustentáculo para relações perigosas. Então, ao não refutar, frequentemente, os referidos discursos, a mídia torna-se cúmplice de casos como o da canção de Naiara.

Ademais, a falta de assistência às vítimas, por parte da máquina pública, faz com que elas aceitem suas condições deploráveis. Esse fato se dá haja vista que, de acordo com Janete Lima, coordenadora da campanha latino-americana “Quebrando o silêncio”, muitas pessoas se submetem aos relacionamentos tóxicos porque dependem financeiramente do culpado. Dessa forma, é lícito afirmar que, a título de ilustração, por não haver um programa governamental que ajude os afetados pelo impasse a se tornarem, no âmbito econômico, independentes, a administração pública falha. Isso porque, por não capacitá-los profissionalmente e não ajudá-los, em sequência, a encontrarem um emprego que os permitam ter uma vida digna, tais vítimas têm de se sujeitar aos abusos do companheiro, porquanto há o medo de suas necessidades básicas não serem supridas. Com efeito, fica clara a crucialidade de o governo reverter o quadro explicado por Janete.

Portanto, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos humanos - responsável por políticas voltadas ao bem-estar das minorias sociais -, deve findar a dependência dos afetados em relação aos opressores, por meio da criação do programa “O abuso tem que acabar”, o qual deverá contar com cursos profissionalizantes, a fim de ajudá-los a conseguirem um emprego digno. Outrossim, mediante campanhas, os canais televisivos devem desmantelar discursos machistas.

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Gi69
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#97014
obs: já tinha feito um texto com esse tema, mas reescrevi os desenvolvimentos.

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Por bylari
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#97016
Eu gostei muito da sua redação! O D1 ficou muito bem ''amarrado'', eu, sinceramente, não vejo lacunas nele.

Acho que no D2 você poderia ter abordado melhor essa questão da falta de assistência pública. A dependência financeira é realmente evidente nos casos de relacionamentos abusivos, mas será que só garantir formação profissional livraria essas mulheres desse estorvo? formação profissional é um caminho, muitas superam essa situação por meio do trabalho, da mudança de vida, de algo que substitua aquela humilhação pela ascensão. Contudo, inúmeras mulheres bem sucedidas também passam por isso, quantos casos de empresárias, médicas, advogadas, empreendedoras mortas pelos parceiros passam na TV. Acho que seria mais relevante colocar essa insuficiência pública voltada tanto para questão da vulnerabilidade socioeconômica, quanto da vulnerabilidade informativa, já que um fator que leva a esse problema é justamente a falta de informação para reconhecer que está passando por um relacionamento abusivo. Ser formado não quer dizer ser completamente instruído, talvez por isso ocorra esses casos tanto com mulheres bem sucedidas quanto aquelas que, infelizmente, não tiveram os mesmos privilégios.

De resto eu adorei! Só não sou boa em pontuar e caçar falhas gramaticais

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
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Por Gi69
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#97021
@bylari, obrigada, Lari! Realmente, poderia ter falado dessa vulnerabilidade informativa, mas eu já tinha falado dos discursos patriarcalistas que não foram desconstruídos e uma coisa tem a ver com a outra. A questão financeira foi uma exemplificação da falta de assistência estatal. Porém, realmente, seria legal ter falado mais sobre o ponto levantado! Muito obrigada! :) :) :) <3

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Por Jackson23
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#97275
@Gi69, Oi, poderia avaliar a minha redação? Fico agradecida desde já<3
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Por Tuly14
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#97391
@Gi69, sua redação tá incrível, argumentação muito forte, porém achei a D1 muito longa, alguns corretores podem achar cansativo na hora da avaliação e até mesmo não gostar, portanto, fica atento sobre isso. Sua conclusão senti a falta de um final impactante, mas fora isso, a sua redação encheram meus olhos, Gi69. Competência 1 está fora da minha capacidade 😑😑😑, só quem está dominando a gramática podem avaliar a sua escrita. Contudo, obrigado por ter enviado essa redação, pois além de ajudar quem quer melhorar na redação,como exemplo eu, faz o leitor ficar feliz ao ler essa obra ☺, parabéns!
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Por Tuly14
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#97393
@Gi69, sua redação está incrível, argumentação muito forte, porém achei a D1 muito longa, alguns corretores podem achar cansativo na hora da avaliação e até mesmo não gostar, portanto, fica atento sobre isso. Em sua conclusão, senti a falta de um final impactante, mas fora isso, a sua redação encheram meus olhos, Gi69. Competência 1 está fora da minha capacidade , só quem está dominando a gramática podem avaliar a sua escrita. Contudo, obrigado por ter enviado essa redação, pois além de ajudar quem quer melhorar na redação,como exemplo eu, faz o leitor ficar feliz ao ler essa obra ☺, parabéns!
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Por Gi69
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#97401
@Tuly14, owattt! <3 fico muitooo feliz com seu comentário! Obrigadaa! <3

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