Nessa perspectiva, é indubitável ressaltar os novos modos de vida da comunidade contemporânea. O filósofo francês Lipovetsky caracteriza a corpo social como “hiperconsumista”, pelo fato de consumir em demasiado mercadorias sem necessidade. Sob esse viés, o desejo consumista de adquirir novos eletrônicos se torna um mau ambiente, uma vez que estes são descartados no final de suas vidas úteis.
Ademais, o refugo inapropriado dos “e-lixos” precisa ser superado, haja vista que, o meio ambiente torna-se o principal alvo desse contexto. O documentário “A tragédia do lixo eletrônico” relata a grande quantidade desse tipo de resíduo que é descartada nos países em desenvolvimento, como o nosso, cujo principal destino são os lixões a céu aberto. Dessa forma, segundo a obra documental, os ecossistemas desses locais são profundamente impactados. Além disso, o descarte irregular desse tipo de lixo dificulta a sua reciclagem, potencializando os danos desse revés.
Portanto, há uma grande necessidade de lidar com os entraves associados ao lixo eletrônico. Para isso, o Ministério da Educação, por meio de instituições de ensino, introduza conteúdos afins à educação ambiental na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que poderão educar a população a realizar o descarte adequado do entulho tecnológico, a fim de evitar a degradação de equipamentos no ecossistema, tal ação poderá reduzir os perigos à saúde pública e ao equilíbrio ambiental. Assim, se consolidará uma Pátria bonita e saudável como afirma os autores em suas ideias romancistas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.