Avatar do usuário
Por bylari
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#96568
A música ‘’Jovem, negro e rico’’, de Baco Exu do Blues, retrata o anseio de uma criança periférica pela adesão ao crime organizado, e, em contrapartida, relata como a arte o salvou de tal desejo. Nesse contexto, o trabalho artístico é apresentado para além do seu caráter cultural ao destacar o seu poder no fomento de uma conjuntura transformadora. Essa representação positiva, por sua vez, ultrapassa a esfera da musicalidade, uma vez que a realidade do corpo civil brasileiro é analogamente beneficiada por essa ferramenta, a qual é responsável por oportunizar a superação dos obstáculos estabelecidos pelas desigualdades e pelos déficits sociais. Desse modo, os alicerces dessa ação são: o afastamento dos jovens da criminalidade e a inclusão de minorias.
Diante desse cenário, é importante pontuar, a princípio, como a música exerce um papel fundamental no combate às transgressões precoces. Essa circunstância decorre do fato de que, assim como postulado pelo sociólogo Pierre Bordieu, o capital cultural intrínseco em cada sociedade não apenas determina um conjunto de competências políticas, civis e tradicionais, como também a categorização dos seus membros entre dominantes e dominados, porquanto as artes, sobretudo, a musical, são mecanismos socioculturais influentes na vivência coletiva e nos seus desequilíbrios. Como resultado, ao ser inserida no cotidiano da população marginalizada, por intermédio de projetos e de oficinas de integralização, essa expressão sonora é capaz de reunir crianças e jovens em um âmbito de aprendizado, de criatividade e de motivação à construção de um futuro honesto, contribuindo, assim, para impedir a sua associação ao crime e torná-los cidadãos plenos. Logo, essa via de mudança é essencial para impedir a vulnerabilização dessa parcela social à posição de dominada pelos entraves da sua realidade.
Além disso, vale ressaltar como a produção musical impulsiona o combate à sub-representação nos espaços sociais. Isso porque, segundo o sociólogo canadense Erving Goffman, a imposição dos ‘’Estigmas sociais’’ inviabiliza a presença equitativa de determinados grupos nos mais diversos setores da vida em coletividade. Sob essa lógica, a ideia formulada constata o quanto as minorias, principalmente, as mulheres, os negros e as pessoas com deficiências e transtornos intelectuais são subjugados e cerceados do direito de exercerem atividades produtivas no corpo social. Nesse sentido, a música, muitas vezes, vai de encontro a essa problemática, dado que, ao abranger diversos ritmos e gêneros – como o Funk e o Rap-, ela atua como uma ferramenta democrática de inclusão, não sendo restrita a meios eruditos e elitistas. Como consequência, estimula-se a ascendente presença feminina e negra na indústria musical, a formação de orquestras e corais formados por pessoas com Síndrome de Down e a formação de bandas com interpretes deficientes. Dessa maneira, esse viés corrobora a formação de uma cultura marcada pela diversidade.
Portanto, urge a tomada de medidas para fomentar essa transformação. Nessa perspectiva, o Ministério da Cidadania deve criar um projeto nacional de incentivo ao desenvolvimento artístico-musical nas periferias do país, por meio do investimento na criação de centros culturais, feitos, especificamente, a partir da destinação de 15% da verba desse órgão para contratação de professores e para disponibilização de equipamentos e recursos de auxílio social, a fim possibilitar aos jovens trajetórias de vida benéficas. Cabe, ainda, o apoio da mídia na divulgação do poder de inclusão da música, com o intuito de potencializar o seu alcance e mudanças semelhantes à exibida na canção de Baco Exu do Blues.

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#96621
Parabéns, Lari! Texto maravilhoso! :D

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
2
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
6 Respostas 
355 Exibições
por Theuzim99
0 Respostas 
73 Exibições
por DudxLima
0 Respostas 
788 Exibições
por gabsby
O Esporte como ferramenta de inclusão social
por Igor27    - In: Outros temas
0 Respostas 
144 Exibições
por Igor27
0 Respostas 
111 Exibições
por beaspagliani
9 Respostas 
347 Exibições
por Caiunao
3 Respostas 
300 Exibições
por sammmmm
0 Respostas 
118 Exibições
por Daf
"A música brasileira está pior?"
por lidiafortes    - In: Outros temas
0 Respostas 
187 Exibições
por lidiafortes
"A música brasileira está pior?"
por lidiafortes    - In: Outros temas
3 Respostas 
456 Exibições
por lidiafortes

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Para o cientista Ismael Seragelden, "a fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM